Sabe o que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social é a criação de negócios inovadores com o objetivo de resolver um problema social de forma escalável e sustentável, aplicando novas tecnologias ou estratégias. Mais do que o lucro ou o investimento avultado, este tipo de organizações procura a criação de valor social.

Estes negócios focam-se em áreas de alto impacto social como a educação, a saúde, o ambiente ou a alimentação. O objetivo é sempre promover a melhoria das condições de vida de pessoas mais desfavorecidas, quer do ponto de vista económico como social.

As organizações de empreendedorismo social têm, normalmente, um caráter local, resolvendo problemas de comunidades específicas. Os seus resultados são avaliados através do nível de impacto social. Do ponto de vista organizacional, são empresas com modelos de negócio adaptados uma vez que o seu financiamento é, normalmente, assegurado por instituições com fins sociais e os seus recursos humanos dependem muito do voluntariado.

Exemplos de empreendedorismo social

1. Ashoka

É uma organização que trabalha com empreendedores sociais que tenham ideias para resolver problemas. Esta organização foi fundada em 1980, por Bill Drayton com o objetivo de identificar líderes que estejam motivados pela mudança social e de os financiar para que possam dedicar-se à sua ideia.

2. Charity: Water

A Charity: Water é uma organização que leva água potável a comunidades de países em desenvolvimento. Está presente em 24 países, já chegou a mais de seis milhões de pessoas e tem mais de 800 voluntários.

3. Grameen Bank

O Grameen Bank é um banco especializado em microcrédito. Foi fundado no Bangladesh, depois de uma experiência realizada por Muhammad Yunus, o seu fundador, que emprestou dinheiro do seu bolso a algumas mulheres para que elas pudessem comprar a matéria-prima para para produzirem o seu artesanato.

Empreendedorismo Social em Portugal

Em Portugal existem algumas organizações que ajudam ao desenvolvimento de empresas sociais. Veja aqui quais:

1. SEA – Agência de Empreendedores Sociais

É uma agência com o objetivo de potenciar o empreendedorismo com impacto social, integrando pessoas desempregadas.

2. Banco de Inovação Social

O Banco de Inovação Social é uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que tem como objetivo desenvolver e testar projetos inovadores, no campo social.

3. IES – Social Business School

É uma escola de negócios inteiramente focada na inovação e no empreendedorismo social. Esta escola foi fundada em 2009 e tem programas adaptados aos diferentes pontos do ciclo de vida de um negócio.