7 Efeitos do stress do trabalho tem no seu corpo (curto e longo prazo)

Os efeitos do stress no corpo humano são variados, e nenhum deles abona a favor da pessoa. Estima-se que 43% dos adultos sofre de efeitos negativos na saúde por causa do stress.

Fique atento aos efeitos do stress no seu organismo para saber quando deve abrandar no ritmo de trabalho e praticar mais rotinas que lhe trazem serenidade.

1. Dores de cabeça

Uma das consequências do stress a curto prazo é o surgimento de dores de cabeça e de enxaquecas, com tonturas e perda do controlo das básicas funções motoras.

2. Problemas neurológicos

O stress pode até reconfigurar o cérebro a longo prazo, deixando uma pessoa mais suscetível à depressão, à ansiedade e a falhas na memória.

3. Problemas de sono

Quem sofre de stress costuma apresentar problemas no sono. A saúde neurológica depende das horas de sono, e a insónia impede as pessoas com stress de recarregarem o cérebro para o dia que se segue.

4. Problemas cardíacos

Ao super vilão do stress também se aponta o crime de aumentar o risco de ataque cardíaco e de derrame. Esta doença silenciosa pode assim matar, quando por falta de oxigénio se verifica a morte das células musculares do coração.

5. Erupções na pele

O efeito do stress no organismo pode verificar-se facilmente na pele, o maior órgão do corpo humano. Coceira, dor, vermelhidão e descamação da pele são alguns indícios de que o stress já atacou o corpo.

6. Problemas gastrointestinais

O stress pode provocar diferentes reações no corpo humano, desde uma simples gastrite, até uma úlcera. O estômago pode reagir mal ao stress, causando náuseas, vómitos ou dores. A nível de intestino, podem surgir diarreias ou prisões de ventre.

7. Obesidade

Quem está stressado pode comer muito mais ou muito menos do que o habitual. O facto é que o cortisol, a hormona de resposta ao stress, está ligada ao aumento de gordura à volta de órgãos. Estas células gordas podem danificar o funcionamento do pâncreas e do fígado.

Ataque o mal pela raiz: veja como vencer o stress no trabalho.