Vida e família

Documentos para compra e venda de carros usados

Se vai vender ou comprar um carro usado, existem vários documentos que tem de ter na sua posse para realizar o negócio.

Vida e família

Documentos para compra e venda de carros usados

Se vai vender ou comprar um carro usado, existem vários documentos que tem de ter na sua posse para realizar o negócio.

Verifique se tem estes documentos consigo quando vai fazer a compra ou venda de um carro usado. O ideal é o comprador e o vendedor tratarem juntos da concretização do negócio aos Balcões do IRN (numa Conservatória do Registo Automóvel) ou Loja do Cidadão.

Documento Único Automóvel (DUA)

Não pode vender um carro sem entregar o livrete de identificação desse carro (ou DUA). O comprador precisa de ficar com o DUA carimbado, e com um papel de guia que comprova que esse carro está agora em seu nome. Este documento tem a validade de um mês, recebendo o comprador o DUA em casa, por correio, em cerca de 15 dias.

Requerimento de registo automóvel

O formulário necessário para o processo deve ser igualmente entregue, devidamente preenchido. Faça aqui a transferência do requerimento para o seu computador.

Cartão de Cidadão

Para identificação dos intervenientes na compra e venda do automóvel usado são necessários dados que constam no cartão de cidadão (CC), como o número e a data de emissão (ou validade de CC/BI). Quando a alteração de propriedade não é feita na hora, na presença de ambos, o novo comprador pode necessitar de apresentar a fotocópia do cartão de cidadão do vendedor. Também é requerido o NIF para preenchimento da ficha de alteração de proprietário.

Declaração de venda automóvel

A declaração de venda automóvel identifica os sujeitos intervenientes na compra e venda do veículo. O seu preenchimento é simples e rápido, quando os documentos enunciados estão reunidos. Caso o comprador não faça a mudança de registo é possível fazer a alteração em seu nome.

Seguro automóvel

Se vai comprar carro e trocar o carro que tem, pode transferir o seu seguro do carro antigo para o novo. Para isso basta falar com a sua seguradora/mediador de seguros que no mesmo dia do pedido transfere o seguro entre veículos. Também pode pedir ao vendedor que não cancele o seguro que ainda tem na viatura (mas em caso de sinistro o vendedor pode fugir à responsabilidade do seguro). O essencial é não usar o carro sem um seguro ativo, sob pena de multa ou de sinistro. Assinar um termo de responsabilidade automóvel é uma prática recorrente na compra e venda de carros usados mas que não possui validade perante as autoridades.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.