Direitos do Consumidor por Perda de Bagagem

Fique a par dos seus direitos por perda ou danificação de bagagem no aeroporto pela companhia aérea. Se sofreu de extravio de bagagem, não deixe os seus direitos serem colocados de lado quando mais precisa.

Dano e perda de bagagem

Se a sua bagagem não chegar ao destino ou ficar danificada, pode pedir uma indemnização até ao valor de 1000 DSE – SDR (consulte as taxas de câmbio). Caso transporte valores superiores pode pedir ao fazer check-in uma declaração para maior segurança (geralmente é paga).

Atraso de bagagem

A bagagem é dada como perdida depois da não entrega em 21 dias da data prevista para a sua chegada. Em caso de atraso na entrega de bagagem, a companhia aérea pode fornecer um valor monetário para o cliente fazer compras de emergência. Este valor varia de companhia para companhia.

O viajante deve guardar os recibos das suas despesas neste processo.

Conheça os seus direitos nos atrasos de voos internacionais.

Como reclamar de perda e do atraso de bagagem?

O cliente da companhia aérea pode reclamar perante esta ou à transportadora contratada por ela. Para isso deve reclamar por escrito num prazo máximo de:

  • 7 dias desde a entrega - por danos na bagagem
  • 21 dias desde a data da chegada - por atraso
  • Sem prazo - pela perda da bagagem

A reclamação por escrito deve descrever pormenorizadamente a bagagem e listar o conteúdo com o preço de cada item. É aconselhado guardar uma cópia da reclamação e uma prova de envio/entrega.