Por: João Paulo Moura

O que fazer com dinheiro extra

Ganhar dinheiro extra não acontece todos os dias, pelo que ainda tem um sabor mais especial. Existem mil e uma coisas que se podem fazer com o dinheiro extra ganho, mas estas são as mais acertadas.

1. Pagar as dívidas

Para ser independente economicamente e para não ter se preocupar mais com o pagamento de dívidas recomendamos que salde as dívidas existentes o mais rapidamente possível. Qualquer rendimento extra que se ganhe é importante para acabar com as dívidas.

2. Criar um fundo de emergência

Aproveite este dinheiro extra para criar um fundo de emergência. Se já tem um, então reforce-o com esta verba extra. Nunca se sabe quando uma emergência vai bater à porta, pelo que se deve estar preparado para elas.

3. Investir com segurança

Se está numa posição confortável, sem dívidas e com poupanças estáveis, então pode utilizar o dinheiro extra para investir e gerar ainda mais rendimentos.

Aprenda a investir com segurança.

4. Comprar algo que precise ou deseje há muito

Precisa de comprar algo com urgência? Utilize este dinheiro extra para isso.

Deseja comprar algo há muito tempo? Este pode ser o momento.

O impulso que uma pessoa tem assim que se vê com dinheiro extra nas mãos é gastar em compras para si mesma. Para não ter crises de consciência e para ainda assim se divertir, pode dividir o dinheiro em poupança e em gastos (50% para cada).

Se os 50% não chegarem para a compra então equacione se a compra é mesmo necessária.

5. Apostar em experiências como viajar

Ainda na parte de investir em si mesmo, com 50% do dinheiro extra, pode, por exemplo, viajar. Existem boas razões para comprar experiências, com as viagens em destaque neste saco.