Por: Sara Cardoso

Dinâmica de grupo numa entrevista de emprego: o que é e como se preparar

As dinâmicas de grupo surgiram em 1914, pela obra de Kurt Levy.

O que são dinâmicas de grupo?

As dinâmicas de grupo ou jogos psicológicos são jogos com objetivos bem definidos, utilizados habitualmente como ferramenta para estudar ou trabalhar um grupo. Podem ter objetivos tão distintos como integração/formação de grupo, cooperação, criatividade, liderança, relaxamento, entre outros.

No âmbito do recrutamento, as dinâmicas são utilizadas com o objetivo de melhor conhecer o candidato, nomeadamente as suas características de liderança, processo de tomada de decisões, traços de personalidade, estilos de comunicação, cooperação ou outros.  

Como se preparar para uma dinâmica de grupo?

  • Apresentação

Prepare um pitch rápido e conciso. Vai sempre ter que apresentar, prepare-se para revelar o seu melhor. 

  • Seja honesto

Participe nas dinâmicas com entrega aos desafios propostos. Não tente projetar as características que deseja revelar, uma vez que dependendo do jogo e dos seus objetivos pode passar uma imagem errada e até que não o favoreça.

  • Participe

Mesmo que seja mais tímido, não deixe de participar e de se fazer ouvir. A ideia é fazer parte da resolução dos problemas ou desafios propostos, não hesite em demonstrar as suas capacidades.

  • Faça o trabalho de casa

O autoconhecimento é muito importante num processo de procura de novo emprego. Se conhecer bem as suas características, pontos fortes e fracos, é mais fácil participar de forma alinhada com a sua personalidade.

  • Descontraia e divirta-se

Apesar de o processo de recrutamento ser por norma stressante, tente aderir aos desafios de forma descontraída e divertir-se no processo. Ser autêntico compensa!