10 Diferenças entre um chefe e um líder

É fácil detetar a diferença entre um chefe e um líder. Cada um deles tem um tipo específico de características e de comportamentos.

1. Gerar medo ou entusiasmo

O chefe é aquele que impõe regras e que gera medo nos trabalhadores, enquanto o líder é aquele que estimula e que gera entusiasmo na empresa. Se o primeiro é temido, o segundo é respeitado.

2. Mandar ou incentivar

Enquanto o chefe manda, o líder incentiva. Se um amedronta, o outro inspira confiança.

Pegando numa imagem exemplificativa: o chefe é aquele que de chicote na mão ordena os remadores do barco a remar, enquanto o líder é o primeiro da fila a remar e a mostrar o caminho aos restantes.

3. Individualizar ou generalizar

O chefe fala na primeira pessoa do singular (“eu”), enquanto o líder fala na primeira pessoa do plural (“nós”).

Um dia “vai”, o outro diz “vamos”.

4. Centralizar ou delegar

O chefe centraliza o poder e monitoriza cada parte do trabalho, por mais pequena que seja, enquanto o líder delega tarefas, responsabilidades e poderes.

5. Ficar com ou louros ou atribuir os louros

Outra diferença entre chefe e líder está na atribuição dos méritos. O primeiro fica com os créditos para si, enquanto o segundo dá os parabéns à equipa.

6. Apontar problemas ou soluções

O chefe refere os problemas existentes e aponta o dedo ao culpado. Por sua vez, o líder procura apontar saídas e soluções, apelando ao esforço de todos.

7. Estar em superioridade ou em igualdade

O chefe coloca-se claramente acima dos colaboradores da empresa. O líder coloca-se em pé de igualdade com os colaboradores, agindo como um simples colega de trabalho.

8. Criar impessoalidade ou empatia

Se o chefe é frio e impessoal, o líder é atento e compassivo, criando uma relação de empatia com os trabalhadores.

9. Usar ou desenvolver pessoas

Se o chefe é normalmente conhecido por usar as pessoas para atingir um fim, o líder é louvado por conseguir conduzir e desenvolver as pessoas, conseguindo estas encontrar um fim por si mesmas.

10. Ver números ou pessoas

Ao chefe interessa apenas os resultados a curto prazo e os processos. Ao líder interessa o panorama geral e o futuro. Enquanto o primeiro vê números, o segundo vê pessoas.

Considera-se um líder? Descubra que tipo de líder você é.

Ainda não chegou ao patamar de líder? Saiba como se tornar num bom líder.