Finanças pessoais

Qual é a diferença entre Visa e MasterCard?

Visa e MasterCard são as duas mais populares redes de pagamento com presença global. Perceba as diferenças.

Finanças pessoais

Qual é a diferença entre Visa e MasterCard?

Visa e MasterCard são as duas mais populares redes de pagamento com presença global. Perceba as diferenças.

Ter um cartão Visa ou MasterCard depende do banco onde é cliente. Há instituições com contrato com a Visa e outras com a MasterCard. As diferenças entre ambos são pouco significativas para o cliente bancário (consumidor). Cada uma das redes tem os seus próprios benefícios, dentro das mesmas categorias: pontos ou bónus, que dão descontos em eventos e férias, seguros, assistência em viagem ou combustível Estes benefícios serão melhores para os detentores de cartões premium (cartões emitidos para clientes com maior património) de qualquer uma das marcas. Nem todos os benefícios estão disponíveis em todos os países em cada uma das redes. E, também, os bancos reservam-se o direito de manter ou retirar algum desses benefícios. Se estes benefícios forem importantes, deve abrir conta num banco que tenha contrato com a marca que lhe dá o que pretende. Caso contrário, o importante mesmo é comparar os custos associados a cada cartão. Esses custos são definidos pelo banco que o emite e não pela Visa ou MasterCard. E ter em conta que essas despesas, taxa de juro (TAEG), anuidade do cartão e outras comissões, dependem do perfil bancário, designadamente do património, tipo e quantidade de produtos financeiros subscritos nesse banco. Para os comerciantes, ou retalhistas, podem existir diferenças nas taxas pagas nas transações. Em tempos, por exemplo, os comerciantes europeus pagavam taxas mais elevadas que os americanos, nas transações dos seus clientes usando cartões MasterCard. Essa questão foi resolvida pela União Europeia, mas continuam a existir, pontualmente, comerciantes europeus que não aceitam MasterCard. Para ter certezas, antes de viajar para um país europeu, e se depende só de um MasterCard, faça alguma pesquisa sobre o nível de aceitação deste cartão no comércio. No que se refere aos cartões da rede Visa, não é comum encontrar um comerciante europeu que não o aceite.

Semelhanças entre Visa e MasterCard

A Visa e MasterCard são duas redes de pagamento americanas, que gerem e processam transações no mundo inteiro, sejam elas feitas por cartão de crédito, cartão de débito ou cartões pré-pagos. Estas são as 2 maiores redes de pagamento mundiais. Globalmente, existem 3,9 biliões de cartões Visa e 2,4 biliões de cartões MasterCard em circulação. Ambas as formas de pagamento estão estabelecidas em mais de 200 países, sendo as mais aceites por comerciantes do mundo inteiro. Ambas são reconhecidas pela segurança nas transações e na proteção do consumidor contra fraudes. Oferecem, quer a Visa, quer a MasterCard, seguros de proteção nas transações e seguros de viagem. A concorrência entre ambas é feroz, e reside na captação do maior número possível de contratos com instituições financeiras. Depois, são os bancos e outras entidades de crédito (e não a Visa ou MasterCard) que emitem os cartões de débito, crédito ou pré-pagos. A bandeira, ou o logótipo, que virá no cartão atribuído pelo banco depende apenas da entidade com quem o banco tem contrato, se é com a Visa ou com a MasterCard. Se, por acaso, pretende um MasterCard, mas o seu banco habitual trabalha com a Visa, terá que abrir conta num outro banco que trabalhe com a rede MasterCard. Não havendo preferências ou necessidades especiais, na esfera do cliente bancário, enquanto consumidor, ter cartões Visa ou MasterCard é praticamente indiferente. Tanto uma como outra oferecem regalias, tanto maiores quanto mais premium forem os clientes (nos cartões dourados ou cartões platina, por exemplo). A atribuição de pontos de fidelidade que se convertem em acesso privilegiado a concertos, eventos desportivos, ou viagens, até aos mais triviais descontos em gasolineiras, podem estar presentes nos dois tipos de cartões.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.