Visa e MasterCard são duas populares redes de pagamento. É rara a carteira que não possui um cartão de débito ou de crédito com o logótipo de uma destas duas redes.

Na prática, aquilo que as une é maior do que aquilo que as separa. A diferença entre Visa e MasterCard está nos serviços oferecidos. Mas vamos por partes.

Semelhanças entre Visa e MasterCard

São os bancos ou as instituições de crédito que emitem os cartões Visa e MasterCard e que estipulam as grandes condições dos cartões, como as taxas de juro e as comissões.

Ambas as formas de pagamento estão estabelecidas em mais de 200 países, sendo aceites pela maioria dos comerciantes (28 milhões de estabelecimentos aceitam Visa, 36 milhões MasterCard).

O número de cartões emitidos com estas redes é semelhante (149 milhões cartões de crédito MasterCard e 145 milhões Visa).

Tanto uma como outra oferecem descontos em compras, gasolineiras, entre outros.

Diferenças entre Visa e MasterCard

As diferenças entre Visa e MasterCard são mínimas. Caberá ao cliente bancário decidir quais os serviços ligados ao cartão que mais preza, sendo que as principais características a ter em conta ao escolher um cartão serão sempre a anuidade e a TAEG.

A MasterCard é conhecida pela eficaz proteção de responsabilidade em caso de fraude, substituindo o cartão rapidamente. A sua grande vantagem está nos programas de devolução de dinheiro (existentes em alguns cartões), vantagem esta que não existe nos cartões Visa.

Por sua vez, a rede Visa apresenta benefícios no aluguer de automóveis, com uma larga cobertura de seguros auto. Este serviço não existe na rede MasterCard. Ele não se aplica, contudo, em todos os países.