Dicas Para os Estudantes Pouparem Dinheiro

Estas são as dicas do Economias para os estudantes pouparem dinheiro para a sua vida académica. Estudar em Portugal sai caro, e todas as dicas de poupança são de aproveitar.

Fazer orçamento

Não é preciso ser um chefe de família para se fazer um orçamento. Também o estudante deve apontar os seus gastos e os seus ganhos e coordenar o seu orçamento eficazmente. Há que considerar despesas do estudo e das festas estudantis.

Vida noturna

Já que se fala nisso, sai mais barato comprar bebidas em supermercados e partir para a noite (a pé, para bares próximos) já com o depósito meio cheio, do que comprar bebidas nos bares.

Aproveitar descontos

O cartão de estudante traz descontos associados. É preciso prestar atenção aos locais que concedem desconto com a apresentação deste cartão.

Pedir livros

Em vez de comprar livros, o aluno pode requisitar os mesmos na biblioteca ou pedir emprestado aos colegas para fotocopiar.

Refeições

As refeições saem geralmente mais baratas se forem feitas na cantina mas levar almoço de casa permite poupar ainda mais.

Internet

Há que aproveitar a rede de Internet gratuita da faculdade e da cidade, em vez de colocar Internet em casa.

Serviços de ação social

Um estudante universitário em situação económica fragilizada deve pedir o apoio dos serviços de ação social. Desde logo ele pode pedir para morar numa residência universitária, em vez de morar num apartamento alugado, o que lhe poupa muito dinheiro ao final do ano.

Empregos de Verão

No Verão existem mais oportunidades de emprego para jovens. Era preferível passar as férias no divertimento mas amealhar dinheiro nas férias permite depois passar o ano mais descansadamente.

Empregos de Natal

A oferta de empregos part-time no Natal também é maior. As lojas de brinquedos, por exemplo, procuram trabalhadores para esta fase de consumismo exacerbado. Se o estudante conseguir conciliar os estudos e o trabalho, ele só tem a ganhar com aproveitar oportunidades de emprego nesta época.

Estatuto trabalhador estudante

Caso o aluno arranje um emprego para responder às suas necessidades, ele pode pedir o estatuto de trabalhador estudante, o que lhe concede algumas facilidades.

Dar explicações

Para ganhar um dinheiro extra, o estudante pode dar explicações aos alunos mais novos.

Recorrer ao crédito

Em caso de aperto económico, o estudante pode também recorrer ao crédito para estudantes. Existem várias soluções de crédito específicas para estudantes, para estes não deixarem o seu curso por terminar.

Conheça ainda 7 formas dos estudantes ganharem dinheiro para a universidade.