Poupar não significa passar fome. Como poupar dinheiro é mais um exercício que o homem pratica, consoante o seu engenho, a cada dia que passa. Para facilitar o objetivo de poupança, sem cortar no ingrediente da diversão, fique com as seguintes dicas (que são gratuitas).

Orçamento

Uma boa dica para cortar nas despesas mensais passa por fazer um orçamento familiar. Este permite descobrir por onde o dinheiro está a entrar e a sair, e estabelecer um plano estratégico para poupar e viver mais descansadamente.

Viagens e férias

As férias podem ser marcadas para épocas baixas, onde os preços são mais baratos, e para destinos menos dispendiosos mas igualmente interessantes. Fique com mais dicas para poupar em viagens.

Cultura

Uma dica para cortar nas despesas mensais sem viver pior consiste em trocar o cinema e as livrarias pela biblioteca. Pode levar grandes filmes e livros para casa gratuitamente, e até fazer um serão mais privado e sereno.

As assinaturas das revistas e jornais, por exemplo, também podem ser contornadas. Estes podem também ser lidos nas bibliotecas ou nos cafés, ou online no computador e no smartphone.

Telecomunicações

A concorrência é cada dia mais apertada. Tem a certeza que tem o tarifário mais baixo? Precisa mesmo de telefone fixo? E o tarifário da televisão por cabo e da internet não pode ser já trocado por um mais baixo? Utilize um simulador de tarifários.

Seguros

Como baixar o seguro automóvel não é nenhum segredo. Como acontece muitas vezes neste seguro, pode ter assinado coberturas desnecessárias noutros tipos de seguros.

Combustível

Uma dica para poupar combustível é abastecer pela manhã bem cedo, ou à noite, quando a gasolina está mais densa, levando mais gasolina no depósito. É apenas uma das várias medidas de corte nas despesas mensais que não alteram em nada o nível de qualidade de vida.

Medicamentos

Pode cortar nas despesas da farmácia se preferir medicamentos genéricos, quando for possível.

Educação

Tem familiares professores? Pergunte-lhes se conseguem arranjar os livros escolares para os seus filhos. Estes costumam receber livros escolares de oferta.

Supermercado

Uma importante fatia de poupança pode ser alcançada no supermercado, e não é preciso fazer grande ginástica nesta modalidade universal de poupança, basta, por exemplo, comprar em quantidade, quando as promoções e os cupões permitem.

Veja outras dicas para poupar no supermercado e descubra se está a economizar neste espaço.

Vendas

Poupar passa também por vender, por passar da defesa ao ataque. Veja bem quantos objetos tem por casa que já não precisa e faça as contas ao dinheiro que está aí parado. Tente vender esses objetos em sites ou lojas de usados.

Compras

Se comprar online e pagar as suas dívidas por este meio, também está a poupar em deslocações e desconfortos. Se for visionário e comprar roupa fora da estação, está igualmente a cortar nas despesas sem sacrificar o modo de vida.