Por: Patrícia Roque

7 dicas para levantar dinheiro no estrangeiro

Se vai viajar para fora de Portugal, há vários cuidados que deve ter para não pagar tantas taxas ou comissões. Estas são algumas dicas para gastar o mínimo possível nos seus levantamentos:

1. Veja se o seu cartão de crédito funciona no país de destino (e que já o utilizou)

Primeiro, consulte o seu banco para perceber se os seus cartões de débito e crédito são aceites no país de destino. Se vai utilizar um cartão novo, não se esqueça de fazer um primeiro movimento ainda antes de sair de Portugal.

2. Quanto menos vezes levantar, mais lhe compensa

Deve ter em mente que qualquer levantamento vai implicar taxas para si. Por isso, quanto menos vezes levantar dinheiro, melhor.

3. Consulte as taxas de levantamento

Antes de sair do país, informe-se das taxas de levantamento aplicadas no seu cartão de crédito e débito, no país para onde vai viajar. Lembre-se que dentro da Zona Euro tudo funciona como se estivesse em Portugal, mas se sair desta zona, a média da comissão de levantamento é de 2,5 euros e deverá pagar cerca de 2% pelos pagamentos com cartão.

4. Se espera levantar grandes quantias, informe o seu banco

Se prevê o levantamento de grandes quantias, deve informar o seu banco. Se não tomar esta precaução, corre o risco do banco assumir um levantamento muito avultado como fraude, impedindo que se façam mais operações com esse cartão.

5. Levante maiores quantidades de dinheiro

Se vai precisar de levantar dinheiro, então levante quantias maiores, assim não pagará comissões de levantamento tantas vezes.

6. Evite levantar em sítios que onde não se sinta seguro

Tente levantar dinheiro sempre em zonas seguras: no aeroporto ou perto do hotel onde vai estar alojado. Evite também andar com todo o dinheiro que levantou, deixe uma parte no hotel, por exemplo. 

7. Tenha o número de telefone do banco consigo

Leve consigo o contacto telefónico do seu banco, para utilizar em caso de emergência.

Estas são algumas sugestões para garantir que poupa o máximo e que levanta o seu dinheiro em segurança.