Por: João Paulo Moura

7 Dicas para falar em público

O medo de falar em público é maior do que o medo de morrer para 41% de pessoas segundo uma pesquisa do jornal Sunday Times. Para o ajudar a vencer este medo, e para você saber como falar em público com impacto, ficam as seguintes dicas.

Se precisar de um exemplo de motivação lembre-se de Moisés, que era gago e que mesmo assim conseguiu falar para multidões e as liderar.

1. Tire um curso

A forma mais fácil de vencer este medo é tirar um curso de falar em público. Num curso deste género poderá aprender técnicas para falar em público para conseguir encantar as pessoas.

Um exemplo de curso que pode tirar é o curso de formação de formadores onde terá de treinar apresentações e ainda conseguirá alargar as saídas profissionais.

2. Aprenda com os melhores

Assista a vídeos na internet sobre como falar em público e como criar empatia com os ouvinte. Veja vídeos Ted Talks. Se aprender com o exemplo dos grandes oradores vai assimilar alguns truques essenciais para falar em público.

3. Pratique sozinho e em companhia dos conhecidos

Treinar muito é uma dica para falar em público bastante óbvia, mas não deixa de ser essencial. Tem de praticar ao máximo se realmente deseja dominar a arte de falar em público. Quanto mais praticar, mais à vontade se sente.

Proponha-se a fazer apresentações no trabalho, faça leituras na missa, discursos em festas, etc. Aproveite os momentos que tem para treinar na companhia das pessoas conhecidas.

Fique com pensamentos essenciais para apresentações.

4. Treine ao espelho e grave em vídeo

Treine em casa sozinho ao espelho ou em vídeo para saber onde melhorar. Esteja atento à linguagem corporal que utiliza. Deve manter o olhar na plateia e apresentar uma postura assertiva.

Veja as dicas de linguagem corporal úteis para apresentações.

5. Leia em voz alta

Leia textos em voz alta para dar vida aos textos e para dominar as palavras, fugindo a enganos. Se vai fazer uma apresentação pode escrever, ler e memorizar algumas frases para maior conforto.

6. Utilize apoios

Se o nervosismo de falar em público atacar fortemente, aconselha-se utilizar bengalas como uma apresentação PowerPoint, um vídeo ou outro suporte visual, desde que não se limite a ler ou mostrar algo.

Pode utilizar uma caneta na mão para esconder os nervos, mas não deve mexer demasiadamente com as mãos.

7. Comece com uma piada ou uma pergunta

Uma última dica para falar em público com segurança é começar uma apresentação com uma piada ou com uma pergunta para prender a atenção da plateia e aliviar pressões. Imagine que é um orador que admira e vista a sua pele por minutos. Isto vai ajudá-lo a ganhar confiança.

Depois de uma apresentação ao público vai-se sentir mais confiante e encarar a próxima oportunidade com otimismo e mesmo com gosto.