8 Dicas de entrevista de emprego para superar toda a concorrência

A competição no mercado laboral é cada vez mais feroz. Superar a concorrência exige preparação e um esforço acentuado. Estas 8 dicas de entrevista de emprego vão mantê-lo na frente do pelotão e bem posicionado para a camisola amarela do cargo a que se candidatou.

1. Investigue a empresa que abriu o lugar

Muitos candidatos passam os olhos rapidamente pelo site da empresa, mas poucos são aqueles que realmente investigam sobre ela. Perceba qual é a missão da empresa, o que ela faz e como. Decore alguns números e tenha debaixo da língua dados que o entrevistador não esteja à espera que você saiba.

Veja o que pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista.

2. Estude o anúncio de emprego

Analise o anúncio de emprego ao pormenor. Concentre-se no que é pedido ao candidato e olhe para o seu currículo. Ligue os pontos em comum entre estes dois. É sobre estes pontos que tem de falar em entrevista de emprego.

3. Prepare as respostas às perguntas gerais

Existem algumas perguntas transversais a todas as entrevistas de emprego. Não subestime estas perguntas simples. Vá para a entrevista de emprego com as respostas já prontas, para se destacar da concorrência pela simplicidade e pela rapidez de reação.

4. Prepare as respostas às perguntas de competências

Os recrutadores fazem geralmente perguntas difíceis sobre as competências dos candidatos para ver como reagem à pressão e se possuem o perfil desejado. É aqui que muitos candidatos tropeçam.

Fale sobre situações em que soube resolver problemas e sobre os resultados obtidos. Dê números para quantificar a sua experiência e contributo a empresas anteriores.

5. Trabalhe a sua performance

Visualize uma entrevista de emprego bem-sucedida, desde o sorriso e o aperto de mão inicial até à despedida. Pratique a postura corporal e pense na roupa mais indicada para entrevista. Treine as respostas com familiares ou amigos, ou então ao espelho.

6. Faça perguntas durante a entrevista

Coloque perguntas pertinentes durante a entrevista para ficar na retina do recrutador como o candidato curioso e interessado.

Fique com 25 perguntas para a entrevista de emprego.

7. Demonstre as suas soft skills em entrevista

As empresas contratam as pessoas de que gostam. Para se destacar da concorrência tem de mostrar um bom nível de comunicação e de relação com as pessoas, sabendo criar empatia. Terá de mostrar com exemplos que consegue resolver problemas.

Tente evidenciar as suas soft skills importantes para o trabalho.

8. Acompanhe o processo de candidatura

Agradeça a entrevista concedida pessoalmente no final e por e-mail dentro de 24 horas após a entrevista. Pode aproveitar para explicar melhor algo que foi referido em entrevista.