Tenha calma. Nem tudo está perdido. Estas são 8 coisas que pode fazer quando odeia o seu trabalho. Escolha as melhores soluções para si.

Lembre-se: você não está sozinho, bem pelo contrário. Um estudo da Gallup concluiu que 70% dos trabalhadores nos EUA estão descontentes e desmotivados no trabalho.

1. Descobrir onde está o problema

Pergunte a si mesmo quais as razões para odiar o seu trabalho. As pessoas? As tarefas? O patrão? A cultura da empresa? Os procedimentos? Reflita sobre a raiz da sua insatisfação no trabalho. Escreva essas insatisfações.

2. Pensar nas soluções

Escreva também como acha que pode mudar a situação que está errada. O que mudaria para melhorar a sua satisfação no trabalho? Quanta mais nítida for a sua visão do problema, mais fácil se torna identificar as possíveis soluções.

3. Falar com a chefia

Se a sua insatisfação está na empresa e é algo que pode ser alterado, fale com a sua chefia sobre isso. A solução pode ser mais fácil do que imagina.

4. Pensar nos pontos positivos

Nem tudo são desvantagens. Anote também as coisas que gosta no seu trabalho. Elas vão ajudá-lo a aguentar o seu trabalho, a curto prazo. Já a longo prazo, elas permitem-lhe saber o que procurar num novo emprego.

5. Manter o otimismo e a motivação

Tente manter o otimismo no trabalho. Use do bom humor perante as situações menos boas, pensando que as coisas podiam ser piores, à maneira da Lei de Murphy. Mentalize-se que é apenas uma situação temporária e pratique o otimismo.

Veja as formas de manter a motivação no trabalho.

6. Atualizar o currículo e procurar outro emprego

Mantenha também o seu currículo atualizado e fique atento às ofertas de emprego na sua área. Se a única solução para a sua insatisfação atual no trabalho é mudar de emprego, então este é um passo obrigatório.

Saiba como procurar emprego estando empregado.

Se está num novo emprego há pouco tempo e se pensa sair, o melhor será deixar esta má experiência fora do currículo.

Também pode tentar voltar ao emprego anterior.

7. Apostar no networking

Desenvolva esforços para alargar a sua rede de contactos. Um dos seus contactos pode saber de uma boa oportunidade de emprego.

8. Mantenha o profissionalismo

Mesmo que deteste o patrão ou os colegas de trabalho, deve ser profissional e cumprir com o que lhe foi pedido e com aquilo que se comprometeu. Se fizer um bom trabalho vai receber boas recomendações no futuro.

Confira como dizer que vai sair do emprego.