Desvantagens dos Cartões Cliente

Uma das desvantagens dos cartões cliente é ter a sua vida de consumidor nas mãos de uma marca ou empresa. Esta é uma das razões porque nem tudo são rosas no uso dos chamados cartões cliente. 

Já se questionou porque emitem os super ou hipermercados a seu favor cupões ou talões de desconto para os artigos que mais compra? Só o fazem se tiver cartão cliente da empresa. Mas também há desvantagens associadas ao uso destes cartões de fidelização.

Perfil do consumidor

Descontos, facilidades de pagamento e promoções exclusivas são algumas das vantagens dos cartões cliente. Mas o que recebem as empresas em troca? Acima de tudo, informações. E são dados de ouro para quem vende um bem ou serviço. Referimo-nos ao seu perfil enquanto consumidor. Desde a sua identificação e do agregado ao que compra, passando pela frequência com que o faz e onde. Os seus hábitos passam a ser monitorizados e a integrar uma base de dados que mais não visa do que vender ainda mais.

Limitação de escolha

Quem tem cartão cliente de uma empresa pode sentir-se como que obrigado a fazer compras num determinado espaço. Ou porque recebeu para essa loja um vale de desconto para um produto que até comprava noutro lado. Ou porque ganhou talões de combustível num hipermercado e vai atestar o depósito nesse posto – onde raramente vai – só para não desperdiçar a oferta.

Tentação do crédito

Não são todos, mas muitos cartões cliente são na prática um dos tipos de cartões de crédito. E ainda que lhe permitam pagar uma compra mais tarde sem juros acrescidos, têm sempre opções de planos prestacionais, neste caso, com juros. Faça as contas para não ser surpreendido com o próximo extrato.

Anuidade

Além das taxas que são cobradas nos pagamentos a prestações, há cartões cliente com anuidades associadas. Também aqui é preciso fazer contas para descobrir se o que pode ganhar com a sua utilização compensará essa despesa acrescida. Habitualmente, a oferta desses montantes está associada a uma obrigação de utilização do cartão.