Desvantagens de uma Empresa Ser Cotada em Bolsa

A maior visibilidade pode ser benéfica, mas há também desvantagens de uma empresa ser cotada em bolsa. São aspetos negativos a considerar antes de optar por esta forma de obtenção de financiamento.

Quem está atento às notícias de economia e finanças certamente ouve falar diariamente do valor das ações das empresas em bolsa. O sobe e desce das cotações pode ter repercussões positivas mas também negativas. Depois de vermos as vantagens de uma empresa ser cotada em bolsa, é altura de ver as desvantagens.

Informação constante ao mercado

Uma empresa ser cotada em bolsa implica que disponibilize de forma constante informações sobre a mesma ao mercado. Daí resulta a total transparência do negócio, com auditorias à contabilidade, obrigação de apresentar relatórios de evolução da atividade e de todos os dados que possam traduzir-se numa valorização da empresa.

Perda de controlo

Outra desvantagem de uma empresa ser cotada em bolsa é a perda do controlo da mesma. Dependendo do capital colocado à disposição em bolsa, através da venda de ações, poderá perder o controlo total do seu negócio. Terá que o partilhar com aqueles que adquirirem parte do capital.

Partilha de lucros

Ao vender capital, perde parte do controlo mas também perde parte dos lucros da empresa. Estes terão sempre que ser divididos por todos os que decidiram investir no seu negócio. Não em partes iguais, é óbvio, mas no equivalente à percentagem que detêm do capital da empresa.

Visibilidade em excesso

Ser falada quando se abordam os dados diários das cotações em bolsa pode ser benéfico e uma forma de publicitar a empresa, mas também pode ser prejudicial. Por exemplo, tendo em contas as consequências das notícias negativas referentes à queda das suas ações. Ainda a este propósito, outra desvantagem é o facto de os seus concorrentes se poderem aproveitar de todas as informações veiculadas.

Custos acrescidos

Uma empresa decide entrar na bolsa para obter financiamento, mas isso implica despesas acrescidas. Além das comissões da bolsa de valores, faça às contas aos custos com a equipa de gestão, com as auditorias a que fica obrigada e com o trabalho de procurar investidores.

Ciente destas possíveis desvantagens, se está a pensar colocar a sua empresa em bolsa, veja como funciona a Bolsa de Valores.