As desvantagens de trabalhar em open space

Trabalhar em open space apresenta desvantagens relevantes a comparar com régua e esquadro às vantagens apontadas a esta forma de trabalhar.

1. Quebras de produtividade

Quando não se respeitam as regras do trabalho em open space, este tipo de trabalho pode levar a quebras de produtividade, e gerais, onde todos os trabalhadores se deixam distrair e cair na procrastinação.

2. Falta de concentração

Mesmo que não haja quebras de produtividade a registar, o trabalho pode pecar pela qualidade. Alguns trabalhadores em open space referem que só conseguem trabalhar eficientemente quando estão sozinhos, ou no horário pós-laboral, quando grande parte dos colegas já acabaram a sua jornada.

3. Barulho persistente

Trabalhar em open space compara-se por vezes a trabalhar num café, onde se discute tudo e mais alguma coisa, e onde se cruzam diferentes conversas e pessoa. Manter a concentração no trabalho torna-se especialmente difícil neste tipo de trabalho.

4. Muitas distrações

Mais pessoas a trabalhar em conjunto equivale a mais conversas, a mais telefonemas, a mais solicitações, a mais movimentos, a mais interrupções, a mais desorganização, entre outros. Não é uma forma de trabalhar adequada a todo o tipo de trabalhadores.

5. Falta de privacidade

A falta de privacidade é outra desvantagem apontada pelos trabalhadores em open space. A privacidade é um fator importante no bem-estar e na satisfação do trabalhador no trabalho.

6. Surgimento de conflitos

Ao trabalhar em open space podem registar-se problemas de segurança e confusões, com o desaparecimento de coisas no escritório. Também podem surgir discussões e conflitos entre colaboradores, muitas vezes de coisas mínimas, como a temperatura no escritório.

7. Possível contágio

Uma simples constipação de um trabalhador em open space pode resultar num contágio geral dos trabalhadores.

8. Perda de informação

Alguma informação importante pode escapar-se, sobretudo quando são admitidos trabalhadores externos no espaço de trabalho.