Desvantagens de Aumentar o Salário Mínimo

Para medir os prós e contras da subida do salário mínimo é necessário comparar as desvantagens de aumentar o salário mínimo com as vantagens deste mesmo aumento salarial. Estas são as principais desvantagens apontadas à subida do salário mínimo.

Dificuldades em pequenas e médias empresas

O aumento do salário mínimo pode não ser sustentável para algumas empresas, sobretudo as de menores dimensões. Com o aumento dos custos e a diminuição dos lucros, estas empresas perdem competitividade e podem aumentar os seus preços ou no pior dos casos podem mesmo fechar.

Desemprego

Com a redução dos lucros das empresas pode estagnar a contratação de novos trabalhadores e até surgir mais despedimentos, sobretudo nos trabalhadores jovens e menos qualificados, os mesmos que se pretende ajudar com a subida do salário mínimo.

Contas públicas

Os estudos sobre o aumento do salário mínimo desenvolvidos pela Comissão Europeia anunciam um impacto negativo, embora diminuto, nas contas públicas. Uma subida do salário mínimo corresponderia a perdas de receita imediata nos cofres públicos.

Mesma pobreza

Alguns analistas financeiros defendem também que o aumento do salário mínimo não traz necessariamente uma redução na pobreza, já que os estudos realizados não demonstram uma relação clara entre um maior salário mínimo e a diminuição da pobreza.