6 Sinais de que está na hora de desistir do trabalho

Desistir do trabalho é uma nuvem cinzenta que paira sobre a cabeça de vários trabalhadores. A questão é saber se chegou realmente a hora de sair do trabalho, deixando para trás tanta insatisfação. Alguns sinais ajudam a detetar esse momento.

Sentir a chegada do esgotamento​

A insatisfação no trabalho é contínua e progressiva. Você está prestes de atingir o esgotamento no trabalho, com a sua saúde (mental e física) a derrapar. Bastam mais algumas gotas para transbordar o copo da sua paciência.

Procurar outro emprego

Faz algum tempo que você está a procurar emprego mesmo estando empregado, já que não vê a hora de enveredar por um novo desafio.

Receber contactos

Se já foi contactado relativamente a oportunidades noutras empresas e está desconte na sua, recebeu outro sinal claro para mudar de emprego.

Procrastinar a toda a hora

A vontade de desistir do trabalho também pode ser medida pela procrastinação. Você já tentou desfrutar do emprego que odeia, mas simplesmente não consegue. Agora passa mais tempo a procrastinar do que efetivamente a trabalhar.

Não ter perspetivas de futuro

Se não há oportunidades de progressão no trabalho não deve perder tempo e esforço num trabalho que só prejudicará a sua carreira.

Dar justificações

Caso se encontre constantemente a justificar aos outros e a si mesmo que este trabalho é razoável, apesar de não gostar dele minimamente, então esbarrou-se com outro sinal de que deve mudar de emprego.

Siga o seu instinto, mas também utilize a razão. Faça estas perguntas a si mesmo antes de se despedir.

Se existem mais razões para desistir do trabalho do que razões para continuar a trabalhar, então fique com as formas de deixar pacificamente o seu emprego atual.