Descubra se a sua empresa está a desperdiçar talentos

O desperdício de talento humano é um mal comum a muitas empresas. Raros são os trabalhadores que se sentem constantemente motivados para o trabalho e recompensados pelo seu desempenho.

Funções

Muitos empresários se queixam da falta de mão de obra qualificada mas a verdade é que muitos trabalhadores veem o seu talento ser desperdiçado ao realizar tarefas que não são da sua competência ou que para as quais não é necessária grande aplicação. Um sinal de desperdício de talentos é o colaborador demonstrar pouco interesse pela tarefa que executa. Tenha sempre o cuidado de escolher pessoas motivadas e indicadas para a função em questão.

Desentendimentos

Os desentendimentos com os patrões são uma das principais razões para os trabalhadores se demitirem. Para evitar desperdiçar talentos na sua empresa deve tentar não criar desentendimentos com os seus trabalhadores (alguns deles criados até pela falta de comunicação).

Falta de apreciação

Outra razão para um talento fugir à sua empresa é este não se sentir reconhecido pelo seu trabalho. Como patrão pode pensar que o salário ao final do mês já é reconhecimento suficiente, mas a verdade é que se um profissional se sente satisfeito com o seu trabalho, ele é um sinónimo de sucesso para a empresa. Se um trabalhador se sente realizado na sua função, ele não terá motivação para procurar outras oportunidades de emprego.

Um simples elogio, um almoço de empresa, ou uma palmadinha nas costas pode fazer toda a diferença.

Estagnação

Um indício de que a sua empresa está prestes a perder talentos é manter os colaboradores estagnados, sempre na mesma posição, sem lhes conceder novos desafios e poderes de decisão. Deixe os seus trabalhadores tomarem um pouco as rédeas e criarem impacto com o trabalho que desempenham.

Saída de colaboradores

Se perdeu um colaborador na empresa, é provável que outros sigam o seu exemplo. Se a empresa não está a recompensar devidamente um trabalhador, ou se ela está a entrar em recessão, o trabalhador não pensará duas vezes e optará por outro empregador. Ninguém quer ser o último homem num barco a afundar-se.