A deflação é a descida generalizada do preço dos bens e dos serviços num largo período de tempo.

Deflação e inflação

A deflação é uma realidade inversa à inflação. Na deflação há uma redução prolongada do índice de preços no consumidor. Na inflação dá-se a subida generalizada dos preços dos bens e serviços, causada pelo aumento de moeda circulante.

Conheça os vários tipos de inflação na economia e a taxa de inflação em Portugal.

Deflação e desinflação

A deflação é também diferente da desinflação. A desinflação equivale ao abrandamento do ritmo do aumento de preços num processo inflacionário. Caso a inflação baixe de 5% ao mês para 2%, por exemplo, encontra-se uma situação de desinflação.

Causas da deflação

A deflação pode ser criada pela redução da procura de certos produtos ou serviços, pela oferta maior, ou então pelo menor volume de moeda em circulação.

Situação de deflação e consequências

Ao contrário do que pode pensar, numa situação de deflação as empresas e os consumidores adiam as suas compras, com o intuito de serem beneficiados pela baixa dos preços no futuro, o que leva a economia a estagnar.

Nos últimos anos a inflação tem estado muito baixa, perto do zero em Portugal, mas ainda não há uma situação de deflação. Os Estados Unidos nos anos 30 e o Japão nos anos 90 são dois exemplos de consequências graves resultantes de situações de deflação.