Deduzir o IVA no IRS: Como Preencher?

Pode deduzir 15% do IVA no IRS. Esta dedução aplica-se às faturas emitidas com NIF relativas a despesas do agregado familiar com alojamento, restaurantes, cabeleireiros, institutos de beleza e reparação de automóveis ou motos.

Limite da dedução do IVA

A dedução de IVA no IRS tem então um limite de 15%. Este limite de 15% do IVA nestes serviços leva a um teto máximo de dedução de 250€ por agregado familiar. Para usufruir deste benefício ao máximo são precisas no entanto despesas de cerca de 1667 euros anuais.

Como preencher a dedução de IVA

Nos termos do artigo 66.º-B do E.B.F., a dedução de 15% de IVA é assumida automaticamente na liquidação do IRS, não havendo lugar à inscrição de qualquer valor na declaração modelo 3, dado que a AT já dispõe de todos os elementos necessários para o efeito.

Contudo, o contribuinte deve ter o cuidado de consultar o site e-fatura e verificar se as despesas estão registadas automaticamente, no final do mês seguinte à compra. Caso estejam, as faturas podem ser eliminadas. Caso não estejam, convém inserir as mesmas manualmente e guardar os comprovativos por 4 anos, a contar do final do ano da despesa.

A AT disponibiliza no Portal das Finanças o montante do incentivo fiscal para que o contribuinte possa consultar o valor do incentivo fiscal de IRS a receber.

Veja como confirmar faturas no Portal das Finanças.