As datas dos pagamentos da Segurança Social em janeiro 2023 são as que se apresentam no quadro seguinte.

Prestação Data de pagamento em janeiro 2023
Doença profissional: pensões e subsídios 3 de janeiro
Complemento solidário para idosos 9 de janeiro
Pensões 9 de janeiro
Prestação Social para a inclusão 9 de janeiro
1.º Pagamento: Desemprego / Doença / Ação Social / SVI 11 de janeiro
Prestações Familiares 16 de janeiro
Rendimento social de inserção 23 de janeiro
2.º Pagamento: Desemprego / Doença / Ação Social / SVI 27 de janeiro
Subsídio de apoio ao cuidador informal 27 de janeiro
Prestações compensatórias de Natal, férias e outras Carece de pedido (ver secção abaixo)

As datas apresentadas referem-se à informação oficial da Segurança Social e são o dia a partir do qual os pagamentos começam a ser efetuados. Dizem respeito aos pagamentos, efetuados quer por vale do correio, quer por transferência bancária.

Estas datas podem variar, de mês para mês, conforme o calendário. Os pagamentos apresentados são os que têm data fixa. Outros apoios ou prestações sociais dependem dos processos de cada beneficiário, como, por exemplo, baixas médicas ou prestações compensatórias (ver secção abaixo).

Como consultar os pagamentos na Segurança Social Direta

Os valores e as datas dos pagamentos da Segurança Social a cada beneficiário, podem ser consultados na Segurança Social Direta. Cada pessoa tem uma situação específica que só se vê, mesmo, na página pessoal na Segurança Social Direta.

Na perspetiva do beneficiário, há que consultar os valores a receber (e quando) da Segurança Social. Siga estes passos simples:

Passo 1. Aceda aqui à Segurança Social Direta, com os seus dados pessoais (Número de Identificação da Segurança Social - NISS - e senha de acesso).

Passo 2. Clique em "Conta-corrente” e, depois, em "Posição atual":

Se preferir, em vez de escolher "Posição atual" pode ter maior detalhe se selecionar o que pretende dentro de "Recebimentos da Segurança Social". No entanto, a "Posição atual" dá-lhe logo o que é mais importante de uma só vez.

Passo 3. Dentro da Posição atual, clique em "Valores a receber", a primeira opção (pode aproveitar e ver também valores a devolver, a pagar ou em plano prestacional, se aplicável):

Passo 4. Clique agora em "Próximos valores a receber e quando". Depois, clique no sinal “+” de cor verde (à direita dos valores):

Passo 5. Surgem-lhe os valores a receber, a que se referem e a previsão de pagamento. Pode ainda "Consultar recebimentos" e o "Recibo de Pensão". No nosso teste, não havia valores a receber e tudo estava a zero.

Como registar os pedidos de prestações compensatórias

As prestações compensatórias não têm datas fixas para pagamento, tudo depende do pedido de cada trabalhador. As prestações compensatórias são valores em dinheiro pagos para compensar subsídios de Natal, férias, ou outros análogos, que o trabalhador não recebeu, no todo ou em parte, por ter estado sem trabalhar por doença ou parentalidade, por períodos superiores a 30 dias seguidos. O pagamento destas prestações não é automático, como o das prestações sociais indicadas no quadro acima.

O trabalhador tem de pedir as prestações compensatórias no prazo de 6 meses, a partir:

  • de 1 de janeiro do ano seguinte àquele em que os subsídios de Natal e férias eram devidos pelo empregador; ou
  • da data do fim do contrato de trabalho se tiver havido cessação do contrato.

Para fazer o pedido deve aceder à Segurança Social Direta e Registar o Pedido de Prestação Compensatória, dentro do menu "Emprego":

No passado mês de dezembro de 2022, as datas dos pagamentos de prestações sociais, pela Segurança Social, foram as seguintes:

Prestação Data de pagamento em dezembro 2022
Doença profissional: pensões e subsídios 2 de dezembro
Complemento solidário para idosos 9 de dezembro
Pensões 9 de dezembro
Prestações Familiares 16 de dezembro
1.º Pagamento: Desemprego / Doença / Ação Social / SVI 16 de dezembro
Rendimento social de inserção 21 de dezembro
2.º Pagamento: Desemprego / Doença / Ação Social / SVI 21 de dezembro
Subsídio de apoio ao cuidador informal 28 de dezembro
Prestações compensatórias de Natal, férias e outras Carece de pedido

Saiba mais sobre Como consultar a posição atual na Segurança Social (valores a receber e a pagar) e consulte também Baixa médica e subsídio de doença: como calcular o valor a receber.