Custos de ir para a universidade em Portugal

Os custos de ir para a universidade em Portugal são elevados. De acordo com um estudo encomendado pelos estudantes da Universidade de Coimbra, o custo de estudar em Portugal na universidade é de 600 euros mensais. Outro estudo, do Instituto de Investigação da Universidade de Lisboa, aponta para um valor semelhante: 6000 euros anuais.

Alojamento

O principal custo a orçamentar para frequentar a universidade é o alojamento, que pode custar centenas de euros por mês. A solução mais económica é partilhar casa com outros estudantes ou viver nas residências universitárias.

Veja mais dicas para poupar dinheiro na universidade.

Alimentação

A alimentação é outra das coisas que mais pesam na carteira dos estudantes. Mesmo com refeições mais económicas na cantina, há que contar com cerca de 100 euros mensais.

Propinas

As propinas são uma despesa incontornável que retira também cerca de 100 euros mensais ao estudante. Para os estudantes mais carenciados existe o apoio social, a pedir nos serviços administrativos da universidade. 

Constate o preço das propinas em Portugal.

Transportes

As viagens de casa à universidade e da universidade a casa podem ser feitas por transportes públicos, com um passe mensal. Existem contudo as viagens mais longas e dispendiosas, para a casa dos pais, a fazer ao fim de semana, quinzenalmente ou mensalmente.

Carro

Muitos alunos acabam por ter o primeiro carro na universidade. Esta alegria tem contudo muitos custos escondidos, tais como o seguro, o imposto de circulação, o estacionamento, a manutenção, a inspeção, as multas, etc.

Telemóvel

Falar para casa para matar saudades da família e falar com os colegas de curso para combinar os estudos tem também o seu custo mensal, a orçamentar.

Livros

Uma fatia gorda do orçamento escolar vai para os livros a comprar ou a fotocopiar. Algumas disciplinas exigem mais investimento que outras, mas os custos gerais vão de dezenas a centenas de euros por mês.  

Lavandaria

Um exemplo de uma despesa menos óbvia mas ainda assim a considerar, é a lavagem de roupa por parte do estudante.  

Confira 7 formas de ganhar dinheiro para pagar a universidade.