Por: Patrícia Roque

7 cuidados a ter antes de fazer uma viagem grande de carro

Antes de fazer uma grande viagem, deve ter alguns cuidados para ter a certeza que diminui as possibilidades de algo não correr como planeado. Estas são algumas dicas que pode seguir para que não tenha surpresas durante a viagem:

1. Verifique os documentos do carro

Confirme que os documentos do carro estão todos em dia, assim como a sua carta de condução e a de um segundo condutor. Se vai viajar para outro país, verifique se o seguro cobre incidentes fora de Portugal e se tem assistência de viagem no percurso que vai fazer.

2. Verificar o anticongelante

É importante ver se o carro tem a mistura correta de água e anticongelante. Pois é este líquido que mantém a temperatura ideal para o motor trabalhar.

3. Verificar os pneus

Avalie o estado dos pneus. Se vir que estão muito carecas, então a melhor opção será mesmo trocar.

4. Verificar o nível de óleo

Veja qual o nível do óleo do carro e leve uma pequena embalagem para o caminho, para o caso de precisar de mudar, durante a viagem.

5. Testar todas as luzes

Teste todas as luzes, especialmente aquelas que não utiliza tão regularmente, como as de nevoeiro, por exemplo.

6. Comprar um mapa ou verificar se o GPS funciona

Se vai para destinos que ainda não conhece o melhor é garantir que tem um mapa no carro ou que o seu sistema de GPS está a funcionar.

7. Tirar tudo o que não é necessário

Peso a mais no carro só vai fazer com que gaste mais combustível. Por isso, retire todas aquelas coisas que tem acumuladas na mala do seu carro e leve só o que vai precisar para a viagem.

Pratique uma condução segura e esteja atento a todos os sinais do carro durante a viagem para que que ela decorra sem percalços.