Crédito Pessoal com Problemas Bancários: é Possível?

É possível obter um crédito pessoal com problemas bancários. Mas não é fácil. Por vezes, para o conseguir, terá que optar por outro banco ou mesmo por uma empresa privada.

Problemas bancários, sobretudo com um historial de dívidas, podem colocá-lo na lista negra do Banco de Portugal e assim inviabilizar o acesso a qualquer tipo de crédito, incluindo o pessoal. Mesmo que o problema não seja tão grave, tendo apenas registo de incumprimento de pagamentos, prepara-se para encontrar entraves.

Entidades podem negar-lhe o crédito

As instituições financeiras – sejam bancos ou empresas privadas – têm acesso a listas onde constam os nomes dos não cumpridores, isto é, aqueles a quem não se deve conceder crédito. Por isso, prepare-se para ouvir “não” ou, na melhor das hipóteses, ter que apresentar garantias à entidade para conseguir o crédito pessoal.

Se a resposta for indubitavelmente negativa, bata a outras portas. Os seus problemas bancários podem estar limitados ao banco com quem trabalha e conseguir o empréstimo de que necessita numa outra instituição bancária.

Soluções de crédito

Se nenhuma das portas se abriu, o caminho deverá passar pelas empresas privadas de concessão de créditos. Da parte destas não espere encontrar entraves, já que ficam habitualmente alheias a eventuais problemas bancários do cliente. O mesmo acontecerá se optar por um empréstimo privado, mas não se esquecendo que a este nível a segurança e a confiança são menores e não há garantias.

Consulte a oferta de crédito pessoal online.

Em todo o caso, se tem ou em algum momento teve algum tipo de problema bancário, isso não impede que alguma instituição financeira lhe conceda um crédito pessoal. Mas informe-se bem das condições porque poder-lhe-ão cobrar juros mais elevados do que a um cliente sem registo de incumprimentos, já que estão a assumir um risco com o crédito pessoal concedido.

Tendo este tipo de antecedentes, em vez de insistir num pedido de empréstimo, analise algumas alternativas ao crédito pessoal.