Crédito para Obras: Como Funciona?

Quando quer fazer obras em casa mas precisa de algum financiamento, o crédito para obras pode ser a solução. O Economias mostra-lhe como funciona.

Crédito hipotecário para renovar a casa

A família cresceu e é preciso adaptar a casa. Ou quer simplesmente renovar a sua habitação mas o orçamento não lho permite. Então pense num empréstimo. Para este fim específico não há muitos produtos disponibilizados pelas instituições de crédito e os que há podem surgir-lhe com diferentes designações: crédito habitação obras, crédito para obras ou crédito hipotecário.

Por norma, um crédito para obras só lhe permitirá obter financiamento até aos 30 mil euros, a pagar num prazo que pode chegar aos 50 anos. O financiamento é faseado, de forma a corresponder apenas às reais necessidades de financiamento e não a um orçamento que pode andar longe do custo real das obras. Pelo meio, poderá solicitar vistorias à obra, mas quanto menos o fizer, mais poupará.

Condições exigidas

O custo varia consoante a idade do titular, a habitação e o valor emprestado. E um crédito hipotecário só costuma compensar para montantes elevados e prazos alargados de pagamento. Até porque o período de carência de capital permitido por alguns bancos faz com que as primeiras prestações sejam apenas para pagamento dos juros e não para amortização da dívida.

A maior parte dos créditos para obras implicam o pagamento de comissões de abertura e de avaliação do imóvel, a somar à formalização da hipoteca. Em alguns bancos, poderá ser ainda obrigado a contratar um seguro de vida ou um seguro multirriscos para conseguir o crédito hipotecário.

E se já tiver um crédito à habitação, consulte primeiro o seu banco se precisa de dinheiro para as obras. O valor da garantia pode permitir-lhe solicitar o crédito adicional, em vez de suportar os custos associados a um novo empréstimo.

Bancos que disponibilizam crédito para obras

Mas nem sempre o crédito para obras pode ser a melhor opção. Se precisa de menos de 10 mil euros para renovar a sua habitação, pondere alternativas. Como o crédito pessoal, fazendo uma simulação.

Seja qual for a sua opção, coloque a si mesmo estas perguntas antes de avançar com um pedido de empréstimo.