Porque se trata de um compromisso a médio ou longo prazo, nada mais seguro do que fazer uma simulação do crédito individual que pondera pedir. O Economias orienta-o com alguns sites onde poderá fazer essa operação prévia ao contrato.

Habitualmente designado pelos bancos e restantes instituições financeiras como crédito pessoal, o crédito individual é um recurso utilizado pelos particulares para fazer face a determinadas compras ou até para ajudar a regularizar dívidas. Regra geral, de fácil e rápida subscrição. Mas há que prestar atenção às condições do contrato e aos juros que lhe serão cobrados para saber exatamente quanto vai pagar.

Como simular o crédito individual?

A melhor forma de ter uma ideia de quanto vai pagar a mais, e de que forma, pelo montante que vai pedir emprestado, é fazendo a simulação online do crédito individual. Além de gratuita, não o vincula a nenhuma entidade. E tem muito por onde escolher, sendo que em alguns portais até pode comparar diferentes créditos.

Deco

É o que acontece com o simulador disponibilizado pela Deco Proteste, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Através do serviço Simule e Poupe basta introduzir o montante pretendido e o prazo ao longo do qual prevê pagar o empréstimo para obter dados que lhe vão permitir orientar a sua escolha para o melhor banco. O resultado dependerá também de outros serviços ou produtos que já tenha ou que pretenda contratar, devendo assinalá-los no simulador antes de avançar.

Todos Contam

Através da Plataforma Nacional de Formação Financeira Todos Contam pode utilizar o simulador de crédito pessoal. Neste caso, além do montante pretendido e do pedido de duração do empréstimo, o cliente deve incluir a taxa de juro anual nominal (TAN).

Se prefere ir diretamente aos bancos, nem precisa sair de casa. Basta utilizar os sites das seguintes instituições para fazer a simulação do seu crédito individual:

  • Montepio
  • Novo Banco
  • BPI
  • Millennium BCP
  • BIC
  • Barclays
  • Crédito Agrícola

Além dos bancos, multiplicam-se também as instituições financeiras privadas que concedem créditos individuais. E também através destas entidades, com possibilidade de fazer a simulação do seu caso concreto.

Além da simulação, veja ainda o que deve ter em atenção antes de fazer um crédito pessoal ou individual.