Crédito Hipotecário: Como Funciona?

O crédito hipotecário é um crédito em que o indivíduo dá o imóvel ou bem equiparado em questão (ou outro) como garantia de pagamento do empréstimo contraído. Este tipo de crédito confere aos bancos uma maior garantia de pagamento.

O crédito hipotecário é um crédito que pressupõe bastante documentação (note-se que a hipoteca tem de ser registada) e deve ser feito com prudência, na medida em que a impossibilidade de pagamento provoca a perda do imóvel ou bem equiparado.

Bens de hipoteca

A hipoteca pode ser feita sobre imóveis e não só - bens equiparados, como automóveis, navios e aeronaves, também podem ser hipotecados e constituídos garantia em créditos hipotecários. O bem imóvel ou equiparado pode pertencer ao credor ou a uma terceira pessoa, desde que a terceira pessoa concorde em hipotecar o seu bem como garantia do respetivo empréstimo.

Tipos de Hipoteca

Existem vários tipos de hipoteca: a voluntária e mais utilizada, em que a hipoteca resulta de um acordo entre a instituição de crédito e o indivíduo que pede o empréstimo; a hipoteca judicial, em que o credor obtém sentença contra o devedor; e a hipoteca legal, em que a própria lei considera necessário que algum devedor garanta o pagamento da sua dívida através de hipoteca.

Crédito Hipotecário: Incumprimento do Pagamento

No caso de incumprimento no pagamento das prestações mensais, a entidade financeira que consumou o empréstimo deve usar dos meios judiciais, para que o imóvel seja vendido e o dinheiro seja reposto. Um comprador que adquira um bem hipotecado, fica encarregue de pagar a sua hipoteca - posto isto e antes de comprar um qualquer imóvel, é de extrema importância verificar se existe alguma hipoteca sobre o mesmo.