Crédito Garantia Mútua Para Estudantes do Ensino Superior

Crédito garantia mútua para estudantes do ensino superior é a melhor solução para quem precisa recorrer a um empréstimo para cumprir o nível de estudos desejado. Saiba como funciona e que vantagens traz para os estudantes portugueses.

Na prática, trata-se de uma linha de crédito dirigida aos alunos do ensino superior universitário e politécnico. Permite-lhes aceder às melhores condições de financiamento juntos dos bancos a operar em Portugal.

Taxas de juro muito baixas e um spread que nunca ultrapassa 1% são as principais características destes empréstimos reembolsáveis entre 6 a 10 anos após o fim do ciclo de estudos. E o spread baixa ainda mais quando se trate de estudantes com melhor aproveitamento escolar.

Para quem é este crédito garantia mútua?

Em suma, para todos os estudantes do ensino superior público ou particular. O empréstimo pode ser solicitado para financiar uma licenciatura, mestrado ou doutoramento, mas também em casos de participação em programas de intercâmbio internacional.

Se tiver mais de 18 anos, o estudante pode recorrer diretamente ao banco para solicitar o crédito garantia mútua para estudantes do ensino superior. Se for menor de idade, o empréstimo é concedido aos pais.

Valor do empréstimo e como é pago?

O montante concedido no âmbito deste produto pode variar entre 1000,00 e 5000,00 euros por cada ano do curso. Até um limite de 25000,00 euros. Regra geral, com um período de carência de um ano.

O montante é pago mensalmente, em tranches de igual valor que serão creditadas na conta à ordem do estudante. Após o primeiro ano do curso, só continua a receber se tiver bom aproveitamento escolar, devendo comprová-lo com documento emitido pela escola.

De iniciativa do Ministério da Educação e Ciência, em parceria com o Sistema Nacional de Garantia Mútua e um grupo de bancos a operar em Portugal, o crédito garantia mútua para estudantes do ensino superior foi criado no ano letivo 2007/2008. Já esteve suspenso, mas foi retomado no ano letivo 2013/2014, pelo 7º ano consecutivo, com uma dotação de 21 milhões de euros. Nesta última edição, com a participação dos seguintes bancos:

  • Santander Totta
  • CGD
  • BPI
  • Crédito Agrícola
  • Millennium BCP
  • Montepio
  • BES

Conheça as melhores soluções de crédito para os estudantes universitários.