Crédito Bancário: Definição e Características

Procuramos uma definição de crédito bancário e as suas características principais. Trazemo-las até si para que entenda melhor em que consiste este produto financeiro disponibilizado pelos bancos.

Definição de crédito bancário

O crédito bancário mais não é do que uma modalidade de empréstimo de dinheiro. Trata-se de um produto financeiro de cedência de capital a empresas ou particulares, assente na confiança.

Enquanto operação comercial, esta disponibilização de dinheiro visa a obtenção de lucro por parte das instituições. Esse lucro é conseguido através dos juros que o cliente tem que somar ao capital adiantado pelo banco e que vai devolver ao longo de um determinado período de tempo acordado entre as partes

Características do crédito bancário

Independentemente da instituição e do tipo de empréstimo, estas são as principais características do crédito bancário:

  • Só pode ser realizado pelas instituições credenciadas pelo Banco de Portugal;
  • Pode ser concedido a empresas ou a particulares;
  • Pode ser feito nas modalidades de reembolso ou assinatura;
  • Às instituições bancárias permite a obtenção de lucro;
  • Aos clientes possibilita a liquidez necessária no momento em que precisa.

As restantes características do crédito bancário são específicas de cada produto, com base em aspetos como a finalidade, o prazo, o preço, o montante, o risco e as garantias.

Confira as vantagens do crédito bancário mas não descure as suas desvantagens.

Finalidade

Existem diversos tipos de crédito bancário consoante a finalidade: crédito à habitação, crédito ao consumo, crédito ao investimento.

Prazo

Pode ser concedido a curto prazo (inferior a um ano), a médio prazo (entre um e cinco anos) e a longo prazo (maturidade superior a cinco anos);

Garantias

O banco pode fazer um crédito sem garantias (apenas baseado no contrato) ou exigir ao cliente garantias reais ou pessoais.

Em termos mais concretos, veja em que se baseia o crédito para empresas e quais as opções de créditos bancários à disposição dos consumidores.