Contas Bancárias Mistas

As contas bancárias mistas são uma modalidade de conta bancária que os clientes bancários podem escolher. As contas bancárias podem ser singulares ou coletivas, sendo que as contas bancárias mistas são uma das escolhas possíveis no que respeita as contas bancárias coletivas.

Tipos de contas bancárias coletivas

As contas bancárias coletivas podem ser de três tipos:

A especificidade das contas bancárias mistas é que elas só permitem a movimentação do seu saldo nas condições expressamente declaradas no contrato de constituição da conta. Se um pai e um filho forem titulares desta conta, por exemplo, o filho só pode levantar dinheiro com o conhecimento e a autorização do pai, se isso for o estipulado em contrato.

Ela permite na verdade aos seus detentores a escolha da movimentação a realizar. A conta bancária mista pode ser movimentada por um ou por dois titulares, daí o nome de mista. Assim, as contas bancárias mistas são flexíveis na sua movimentação, deixando os seus detentores escolherem previamente o método de movimentação.

Já a conta conjunta só pode ser movimentada por todos os titulares, enquanto a conta solidária pode ser movimentada por qualquer um dos seus titulares de forma isolada.