Sou consumidor ou consumista? Já se questionou sobre isto quando vai às compras? Veja o que distingue os conceitos de consumo e de consumismo para definir o seu perfil.

A distinção mais genérica entre consumidor e consumista é simples: o consumidor é aquele que compra por necessidade e o consumista é aquele que compra por impulso. Mas aprofundemos esta diferença.

Diferenças entre consumidor e consumista

Não há quem possa abdicar da compra, seja de bens ou de serviços. Mas o que nos distingue é o comportamento perante esse ato de comprar.

Quem o faz de forma consciente, para garantir o bem-estar e a satisfação pessoal associadas às necessidades designa-se de consumidor. Quando se valoriza mais o que se tem do que quem se é, quando se compra de forma inconsciente, compulsiva e, por vezes, exagerada, já se é rotulado de consumista.

Vontade vs necessidade?

Para distinguir consumidor de consumista não se pode esquecer a definição de necessidade. Compra-se para satisfazer uma necessidade real ou para dar resposta a uma necessidade que nos foi induzida? Esta é outra das grandes diferenças entre ser consumidor ou consumista. O primeiro compra aquilo de que realmente precisa e o segundo compra o que a publicidade e o marketing lhe induziu como sendo necessário para a sua satisfação. São os próprios produtos e serviços que criam essa necessidade.

Mas isto não significa que seja consumista todo aquele que compra apenas por prazer. Desde que não seja norma e não seja motivo se problemas financeiros, como é o caso do endividamento, não deixa de ser apenas consumidor que compra algo esporadicamente pela satisfação pessoal.

Saiba como evitar o consumismo.

Já agora, descubra se consumir mais torna a pessoa mais feliz?