Consulta do IRS Online

Veja o que pode consultar online relativo ao IRS.

Aceder ao IRS

Para preencher o IRS online deve aceder ao Portal das Finanças. Além de entregar a declaração, pode ainda consultar o seu IRS e obter certidões.

Se ainda não possui uma password de acesso deve pedir a mesma neste site, escolhendo a opção Novo Utilizador. A senha é enviada por correio para a morada fiscal do contribuinte, no prazo de cinco dias úteis.

Também é possível pedir uma senha na hora.

Verificar faturas de despesas

Desde 2015, a consulta do IRS online inclui ainda a verificação das faturas de despesas emitidas com o Número de Identificação Fiscal NIF).

Depois de iniciar sessão no Portal das Finanças, vá a e-Fatura > Consumidor > Verificar Faturas e associe as despesas ao respetivo sector de atividade para beneficiar da dedução. Pode ainda registar faturas não comunicadas pelos comerciantes / fornecedores escolhendo a opção Registar Faturas.

Consultar IRS

Depois de entrar no site com os seus dados pessoais, para consultar o IRS de anos anteriores deve escolher:

Consultar > Declarações > IRS, seguido do ano desejado.

Além das declarações anteriores pode também nesta página consultar se alguma divergência foi detetada.

Já na opção Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros poderá aceder à informação de cobrança do IRS para consultar o estado da devolução do IRS.

Obter certidões

Se entregou o IRS pela internet pode obter um comprovativo legal da entrega ao selecionar Obter > Comprovativos > IRS > Declaração.

O comprovativo não estará disponível enquanto a declaração não for considerada válida.

Veja mais certidões de IRS que pode obter online e como preencher o IRS online.

Esclareça ainda como pode confirmar as suas faturas no Portal das Finanças.

Em caso de dúvidas contacte o centro de atendimento telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira (707 206 707), entre as 9h00 e as 19h00.