Sabia que os clientes fiéis valem até 10 vezes mais do que a sua primeira compra? Esta é uma conclusão de um estudo do White House Office of Consumer Affairs. Este valor é uma forte razão para procurar garantir a lealdade dos seus clientes.

Mais vale um cliente na mão, do que dois a voar. Antes de gastar dinheiro em campanhas de angariação de novos clientes deve tentar garantir os clientes que já conseguiu. É a estratégia de crescimento mais barata e eficiente de que dispõe. Mas como? Damos-lhe 7 exemplos.

1. Melhorar a experiência do cliente

Segundo o mesmo estudo, 80% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para receberem uma melhor experiência de cliente. Ao melhorar a experiência do cliente estará a premiar a sua fidelidade e a evitar que ele fuja para a concorrência. Um cliente satisfeito não irá trocar de serviço ou de produto, mas sim procurar mais do mesmo fornecedor, nem que seja por um preço superior.

2. Partilhar a experiência do cliente

Outra estratégia que pode utilizar é divulgar as experiências positivas que os clientes tiveram, seja no website da empresa ou nas redes sociais, por exemplo.

Os clientes sentir-se-ão apreciados, aumentando a sua ligação à empresa, e ainda partilharão a palavra aos conhecidos. O feedback positivo da experiência ajudará ainda os clientes indecisos a se tornarem novos clientes da empresa.

3. Criar programas de fidelidade

Pode premiar um cliente pela quantidade de compras que ele faz, estabelecendo programas de fidelidade onde a um determinado número de compras se oferece um dado prémio ou desconto ao cliente. Os pontos que o cliente obtém podem também ser trocados por produtos ou serviços.

4. Oferecer produtos ou descontos pelo aniversário

Um amigo não se esquece de um aniversário. Para tentar se aproximar do cliente pode enviar um e-mail de felicitações pelo seu aniversário e oferecer um pequeno brinde ou um desconto em compras de um determinado valor. O cliente ficará agradecido pelo gesto e tentado a fazer uma compra.

5. Oferecer um pequeno mimo

Uma tática utilizada em restauração, a título de exemplo, é a oferta de um pequeno mimo no final da refeição, como uma bebida ou um doce, aos novos clientes. Consoante o tipo de negócio, esta estratégia pode ser adotada, para ajudar à fidelização de um cliente.

6. Organizar o dia do cliente

Outra opção é colocar o cliente no centro das atenções, tratando-o com um cuidado especial. Mais uma vez, a estratégia depende do tipo de negócio. Uma oficina automóvel pode, por exemplo, organizar um dia por ano onde faz uma vistoria gratuita aos automóveis dos seus clientes e anota possíveis consertos a fazer.

7. Melhorar a satisfação do trabalhador

Não se esqueça também que o sucesso e a reputação de um negócio começam na satisfação dos seus trabalhadores. Um trabalhador insatisfeito não irá tratar um cliente com boa disposição e acabará por afetar negativamente a imagem da empresa, razão pela qual deve procurar manter constantemente a satisfação dos trabalhadores, por intermédio de incentivos, por exemplo.