Como responder a um e-mail para confirmar a sua presença numa entrevista

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Se recebeu um e-mail a convidá-lo para uma entrevista de emprego, este é já um bom sinal, de que passou a primeira fase no processo de recrutamento. Deve responder rapidamente e de forma profissional.

Tenha em conta as nossas sugestões:

1. Leia o e-mail atentamente, para perceber devidamente todas as indicações.

Por vezes o e-mail pode solicitar uma reposta para um outro e-mail ou para um número de telefone, indicações a que convém estar atento. Atualmente é até usual o envio de um convite para reunião numa agenda digital, como a agenda do Google, por exemplo, em que o evento fica registado na agenda dos intervenientes convidados.

2. Na ausência de instruções específicas, deve responder pelo mesmo meio.

Caso o e-mail não refira nenhuma das situações anteriores, deve apenas responder ao e-mail, mantendo o assunto e o corpo do texto inalterado.

3. Responda rapidamente

Não perca muito tempo a responder, habitualmente os empregadores são pessoas ocupadas que necessitam gerir a sua agenda de forma eficaz.

4. Seja breve e conciso

Seja breve na comunicação, confirmando apenas a sua disponibilidade para estar presente na entrevista agendada. Durante a entrevista terá a oportunidade de aprofundar as questões que lhe possam surgir.

5. Utilize um discurso cuidado

Mantenha a atenção e cuidado ao discurso que utilizou na candidatura, adaptando-o ao tom utilizado pelo empregador. Habitualmente um e-mail é ligeiramente menos formal do que uma carta, mas depende também do tipo de empresa e cargo a que se candidata. 

6. Caso não lhe seja possível estar presente

Na eventualidade de não lhe ser possível estar presente na entrevista, deve apenas dar essa indicação, solicitando educadamente que lhe seja agendada uma outra data. Se o impedimento for regular, convém dar conta da sua disponibilidade.

7. Por fim, não se esqueça de agradecer

No final, agradeça a oportunidade de aceder a uma entrevista, e termine com um cumprimento educado.

Boa sorte!

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.