As casas modulares são um tipo de habitação pré construída em módulos, que é posteriormente montada no terreno. É uma opção cada vez mais considerada por quem quer comprar casa. Mas antes de a considerar, há algumas coisas que deve saber sobre este tipo de construção.

1. Não é assim tão barato

O preço é, normalmente, a razão número um para considerar comprar uma casa modular. De facto, este tipo de casas são muito mais baratas (por exemplo, um t2 a partir de 20 mil euros). Mas deve ter em conta que, a este preço, terá de somar a compra do terreno e toda a preparação do mesmo para que a casa seja implantada. Com estes custos e a customização dos materiais utilizados na casa, os preços podem chegar a valores muito aproximados de uma casa convencional (entre 30% a 10% mais baixos).

2. Tempo de construção muito reduzido

O tempo de construção é muito menor do que o de uma casa convencional. A implantação de uma casa destas pode durar apenas 3 meses, se for de uma tipologia mais simples e pequena. Mas depende muito do tamanho e do fatores de personalização da casa (materiais utilizados, etc…).

3. Personalização limitada

Embora seja permitido personalizar alguns detalhes da casa, como os materiais utilizados ou número de divisões na casa, não será possível fazer uma moradia completamente à sua medida.

4. Isolamento mais forte

Numa casa normal, como o processo de construção é mais lento e exposto às condições climatéricas é mais difícil controlar a qualidade do isolamento. O facto destas casas serem construídas num ambiente fechado, faz com que o seu isolamento seja mais resistente.

5. Pode ser difícil obter crédito

Embora o tempo útil de uma casa modular seja semelhante ao de uma casa tradicional, ainda há uma ideia pré-concebida de que este não é um investimento fiável, por haver a ideia preconcebida de que é menos resistente.

As casas modulares podem ser uma opção viável para construir a casa dos seus sonhos de uma forma rápida e um pouco mais barata. Mas deve fazer esta escolha consciente dos prós e contras deste tipo de habitação e de que é, realmente, a melhor opção para si.