Ao comprar casa deve ponderar um conjunto de fatores como a localização, os acessos, a qualidade da construção, a escolha do banco onde vai efetuar o empréstimo, assim como o encargo do empréstimo.

Cuidados a ter na compra de casas

A compra de uma casa não deve ser feita por impulso. Se uma casa lhe parecer interessante, volte a visitá-la para ver os pontos esquecidos e não se deixe pressionar pelo vendedor.

Visite a zona envolvente em diferentes dias da semana e em diferentes horas do dia. Preste atenção aos sinais que lhe dizem para não comprar casa.

Descubra se está em condições de comprar casa neste momento. Em caso negativo, explore as formas de poupar para comprar casa.

Dicas para escolher o empréstimo bancário de compra de imóvel

  • Spread reduzido - Consulte vários bancos e compare a taxa anual efetiva (TAE) que inclui todos os encargos. Quanto menor for, mais barato fica o crédito;
  • Peça simulações - Além da simulação para uma subida de 1 a 2% da taxa de juro, peça cálculos para 3 ou 4%;
  • Negociar com o banco - Se tem um spread elevado, negocie com o banco um valor mais reduzido. Se necessário, faça o pedido por escrito. Exponha os seus argumentos, como o menor risco associado ao crédito por ter pago uma parte da dívida e/ou a casa ter valorizado. Se a resposta for negativa, manifeste a intenção de mudar o crédito para a concorrência. Apresente propostas mais vantajosas de outros bancos;
  • Pondere outros produtos - Domiciliar o ordenado e pagamentos de serviços ou contratar um cartão de crédito, pode deixar o banco mais recetivo. Na simulação, compare a TAER (taxa anual efetiva revista) com a TAE: se a primeira for inferior, compensa;
  • Faça amortizações parciais - Os bancos não podem cobrar mais de 0,5% do montante entregue, caso a taxa seja variável, e 2% se for fixa.

Para efetuar empréstimo bancário, comece por contactar o seu banco, faça valer a sua posição de cliente e negoceie. Informe-se sobre as condições de financiamento, como comissões, seguros e impostos legais, e utilize a taxa anual efetiva (TAE) como principal indicador comparativo. A TAE reflete todos os encargos do empréstimo, exceto os prémios dos seguros exigidos pelo banco. É a taxa mais fiável para comparar as várias propostas de crédito. A que apresentar a TAE mais baixa corresponde ao empréstimo mais barato. Simule diversos montantes para vários prazos. Quanto mais longo for o prazo, mais caro fica o empréstimo.

Como comprar casa?

Existem diferentes meios para comprar casas em Porugal e o Economias diz-lhe como fazer para cada um destes meios. Saiba como: