Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.

7 Competências obrigatórias no mundo de trabalho atual

No competitivo mercado de trabalho atual as empresas esforçam-se para encontrar os trabalhadores mais competentes e completos.

Quantas mais alargadas forem as competências de um trabalhador, mais fortes são as probabilidades de ele ser contratado. Estes são sete exemplos de competências que deve melhorar e apresentar no trabalho.

1. Pensamento crítico

As empresas valorizam os trabalhadores capazes de pensar nos diversos cenários, de medir as consequências das ações e de encontrar soluções. No contexto atual não chega executar, é necessário questionar o que se faz, como e porquê.

2. Resolução de problemas

No mercado laboral pede-se uma atitude proativa. Um trabalhador deve ter iniciativa e conseguir resolver problemas sem necessitar da ajuda da chefia.

3. Comunicação

Saber ouvir e saber comunicar é imprescindível no trabalho, sobretudo nos empregos que lidam diretamente com clientes, ou que exigem constante trabalho em equipa, por exemplo.

4. Negociação

A capacidade de negociar e de influenciar as pessoas é muito prezada pelas empresas. As pessoas e os relacionamentos é que fazem a diferença no mercado laboral. Até para o trabalho em equipa é necessária esta capacidade.

5. Flexibilidade

No mundo do trabalho tudo se transforma. Um trabalhador tem de saber adaptar-se às novas demandas da empresa e às novas metodologias de trabalho, acompanhando as sucessivas transformações.

6. Gestão de pessoas

Uma das 10 competências que os trabalhadores devem ter até 2020 é a gestão de pessoas, segundo o Fórum Económico Mundial. Isto significa saber delegar tarefas, evitar e resolver conflitos, gerir eficazmente o trabalho conjunto, entre outros.

7. Marketing digital

Com a crescente importância do e-commerce e das redes sociais tornou-se essencial, entre outros, possuir noções de marketing digital que ajudem a divulgar uma marca e uma empresa.

Conheça as competências mais pesquisadas no LinkedIn pelos recrutadores.