Se foi dispensado de uma empresa que está agora financeiramente melhor e a precisar de colaboradores. Ou se saiu por iniciativa própria mas o novo desafio profissional não o satisfez, este artigo é para si. Veja como voltar ao antigo emprego.

Como voltar se o dispensaram

O primeiro cenário possível é o de um despedimento. A empresa onde mais gostou de trabalhar dispensou os seus serviços, mas está agora numa situação económica mais favorável e a precisar de mais funcionários para cumprir as obrigações junto dos clientes. É o momento certo para evidenciar que pertence a essa empresa.

Para voltar ao antigo emprego nestas circunstâncias, o primeiro passo é estar atento para ser dos primeiros a saber da vaga disponível. Uma forma de ser pioneiro é manter o contacto com antigos colegas. Seja pessoalmente, pelo telefone ou e-mail ou ainda pelas redes sociais. Mantendo esse contacto permanente sai a ganhar em dois aspetos: por um lado, vai estando a par das alterações introduzidas na empresa durante a sua ausência; por outro, podem servir como referências para uma possível reintegração nos quadros.

E porque o que pretende é um novo emprego, ainda que numa anterior entidade patronal, não menospreze o currículo. Até se podem recordar bem do seu trabalho, mas não é demais salientar as atividades e projetos em que esteve envolvido ao serviço da empresa. Igualmente importante é acrescentar eventuais conhecimentos e / ou competências adquiridos desde que deixou de lá trabalhar e que o podem levar a um novo cargo, por exemplo.

Como voltar ao emprego que quis deixar

Se saiu por iniciativa própria, o ideal é que não tenha gerado conflitos com essa decisão. Aliás, a melhor forma de voltar ao antigo emprego é sair a bem dele, demitindo-se de forma pacífica para que as portas da empresa não se fechem nesse momento. E se houve erros na saída, voltar depende essencialmente de si, de admitir que falhou e de apontar soluções.

Isso é algo que deve fazer num primeiro momento após ter a certeza de que quer voltar ao antigo emprego. Mas fazê-lo cara a cara. Aliás, a melhor forma de tentar regressar a uma empresa é reunir-se com os antigos superiores, comunicar essa decisão e pedir uma nova oportunidade. Ainda que seja num cargo distinto.