Como Vender Uma Ideia a Uma Empresa

Para vender uma ideia a uma empresa é preciso fazer um pitch: uma apresentação breve e marcante que conquiste os investidores.

Como fazer um pitch de sucesso

As regras de etiqueta do pitch dizem que este deve ser objetivo, direto ao assunto. Em 2 ou 3 minutos a apresentação deve estar feita e todos a devem conseguir perceber.

Oralidade

Um pitch não funciona oralmente da mesma forma como é escrito. Ele deve ser adotado a um contexto de conversa e não estar preso a um texto.

Falar o essencial

Se já vimos que falar muito é um erro, agora interessa sublinhar que os pontos básicos do projeto e as vantagens para o investidor têm de estar na ponta da língua. O pitch tem de ser estruturado e bem estudado para responder ao que é pedido.

Falar simples mas corretamente

O pitch pode ser treinado ao espelho ou perante uma audiência, para depois, no momento da verdade, ganhar fluência. Interessa passar a mensagem claramente, como se fosse contada a um amigo (com simplicidade e energia).

Oportunidade

Toda a ideia tem de responder a uma oportunidade de mercado. Pode começar a vender a sua ideia por mencionar a oportunidade a explorar. Existe uma necessidade e um mercado alvo na sua ideia, e estes têm de ser mencionados.

Interrogar

É importante mostrar a solução a um problema. Isto pode ser dado depois de se fazer uma pergunta ao investidor, para tornar o pitch mais interativo. Ao divulgar a solução está a expor o seu produto/serviço.

Comparar

Outra regra de ouro passa por destacar as vantagens relativamente à concorrência. Sem inovação ou diferenciação competitiva, a ideia está condenada ao esquecimento.

Potencial

A ser enaltecido está o potencial de negócio. Nesta parte os números têm de estar bem decorados. Será este o trunfo a jogar ao vender a sua ideia. Se for questionado, o empreendedor deve ter um plano de negócios na cabeça, assim como o valor do investimento necessário.