Descubra como superar o stress no trabalho. Vencer o stress é uma batalha diária mas que da qual pode sair vencedor, com um pouco de esforço (e pouco ou nenhum stress).

Stress no trabalho em Portugal

O nível de stress no trabalho em Portugal é alto. Portugal é o sétimo país da Europa com mais stress no trabalho. Apesar de ser difícil trabalhar e viver com stress, um mal invisível, mas bem pesado, pelo menos não está sozinho nesta realidade. Uma das formas de combater o stress no trabalho passa mesmo por aí: relacionar-se com os colegas, que enfrentam o mesmo problema. Mas existem outras estratégias para vencer o stress.

1. Identificar o que traz stress

Um passo inicial para vencer o stress é dado sem sequer sair do lugar. Pare para identificar o que lhe traz stress e para descobrir como pode evitar esse stress ou pelo menos o minimizar.

2. Identificar o que traz alegria

Da mesma forma, algumas atividades do quotidiano trazem boas sensações à pessoa e outras desgaste, frustração. Quem decide como gastar o seu tempo é sempre a própria pessoa. A ideia é descortinar que atividades negativas podem ser cortadas do quotidiano e que atividades podem ser mais exploradas. Uma vez encontrado um ponto de equilíbrio entre o negativo e o positivo, o trabalho e a própria vida tornam-se mais sustentáveis. Já sabe que fazer desporto, dormir e alimentar-se bem ajudam a vencer o stress laboral e na vida em geral. Apostar noutras atividades como hobbies pode-lhe ser bastante frutuoso.

3. Entrar na rotina

Entrar numa rotina pode deixá-lo mais calmo. Cumprir os horários de trabalho e executar as mesmas tarefas colocam-no mais cedo ou mais tarde em modo “automático” e transformam-no num especialista no trabalho, que fecha a porta do trabalho às 18 horas em ponto. Tenha contudo o cuidado de não sobrecarregar o cérebro com a necessidade de executar um determinado número de tarefas num certo tempo, pois pode cair, pelo contrário, em mais stress.

4. Fazer pausas

Coloque também pausas na sua rotina, com 5 minutos de pausa por cada hora de trabalho, por exemplo. Ouça música do seu gosto enquanto trabalha e deixe de lado o stress das outras pessoas – o seu já é suficiente.

Espreite 5 formas de fazer pausas no trabalho.

5. Pensar em alternativas

É essencial ser positivo, já que o pensamento negativo em que a pessoa se mete pode ser tão prejudicial (ou mais) como o real ambiente de stress. Mas também é preciso sair do lugar e imaginar as possibilidades. Se algo corre desta forma, ou doutra, o que pode acontecer? Pensar nas possibilidades ajuda a diminuir o stress, uma vez que existem sempre alternativas e possíveis cenários.

Em situações desesperantes pode aplicar pequenas estratégias para eliminar o stress.