Como Usar o Cartão de Crédito Convenientemente

Há que saber como usar o cartão de crédito convenientemente para que este não se torne um inimigo da sua estabilidade financeira. Pode ser útil na gestão das suas contas, desde que o saiba utilizar.

São relativamente poucos os que não passam sem um cartão de crédito na carteira. Mas muitos os que deixam que se transforme numa ameaça por não saberem usá-lo. Eis algumas dicas sobre como usar convenientemente o cartão de crédito.

Apenas em situações de emergência

Porque além do que vai pagar, o banco lhe cobra pelo uso do cartão de crédito, use-o apenas para emergências. Recorra ao cartão de crédito só se não tiver forma de pagar a pronto.

Pagar no período sem juros

Quase todos os bancos permitem aos clientes pagarem por lhes ter adiantado o dinheiro sem juros, durante um determinado período de tempo. Aproveite esse prazo para devolver o empréstimo em vez de pagar mais pelos juros cobrados.

Pagar a totalidade em dívida

Usar convenientemente o cartão de crédito passa por usar esse período sem juros, desde que pague a totalidade do valor em dívida. Quanto mais pagar, menos risco correrá de se endividar pelo uso do cartão de crédito, já que reduz os juros a pagar.

Fazer balanço regular

Controlar a utilização do cartão de crédito é outras das dicas para o usar da melhor forma. Se o utiliza de forma regular, faça diariamente um balanço de quanto gastou para ir controlando a sua dívida ao banco. Simultaneamente, vigia possíveis fraudes de que possa ser vítima.

Verifique a segurança da Internet

Se usa o cartão de crédito para pagar compras online, acautele-se. Em primeiro lugar, certifique-se de que o computador está protegido por software de segurança e confirme também a segurança / fiabilidade do site que estiver a utilizar para a transação.

Leia mais sobre como comprar online em segurança.

Conheça ainda os principais cuidados a ter ao usar um cartão de crédito.