O horário normal de trabalho de muita gente é de 8 horas por dia. Contudo, existem pessoas (sejam trabalhadores independentes ou dependentes em cargos exigentes) que trabalham bem mais do que isso, passando de um horário normal para um horário de “adulto”. A questão que se levanta nestes casos é como aguentar trabalhar 12 horas por dia sem se esgotar completamente?

Definir horários de sono

Acordar cedo é uma obrigação para as pessoas que trabalham mais horas do que o normal. Em vez de dormir 7 ou 8 horas por noite, pode dormir apenas 6 e tirar uma sesta de 20 minutos à tarde, por exemplo. Tal como os atletas fazem intervalos nos jogos, você também pode fazer pausas para recarregar as energias para o trabalho.

Definir horários de compensação

Em primeiro lugar há que definir horários para a família e para os seres amados, nos pequenos espaços temporais disponíveis. Como o trabalho é exigente, é importante ter o apoio e o escape das pessoas mais queridas nos momentos de stress.

Além de arranjar tempo para os outros também é preciso salvaguardar algum tempo para o próprio, nem que seja só das 23h às 24h, antes de ir dormir.

Ignorar relógio

Não olhe constantemente para o relógio. Se o fizer vai-lhe parecer que o tempo demora ainda mais a passar.

Mentalizar-se

Mentalize-se que durante a semana é para trabalhar e que o fim de semana é para descansar e divertir-se. Não olhe para o trabalho que ainda falta fazer mas sim para o trabalho que tem de fazer no momento.

Manter hábitos saudáveis

Para manter a energia para trabalhar é preciso tomar um bom pequeno almoço, manter uma alimentação saudável e fazer uma meia hora de exercício físico por dia. Não se esqueça também de beber muita água durante o dia. Não abuse do café e das bebidas energéticas. Troque-os por chá verde e frutas como a maça.

Silêncio

O dia é longo para quem trabalha muito. Guarde as energias necessárias para chegar ao fim do dia ao optar pela calma e pela tranquilidade do silêncio. Caso não consiga trabalhar em silêncio (ou caso não goste), escolha trabalhar ao som das suas músicas preferidas. Em todo o caso, o que pode fazer é parar para meditar por um pouco e restabelecer as suas energias.

Organização

Mantenha o espaço de trabalho organizado. Pode até nem lhe parecer importante, mas um local desorganizado destabiliza o seu trabalho.

Pausas

Para aguentar tantas horas de trabalho é preciso fazer pausas pontuais. O trabalho não lhe estar a sair produtivamente é um dos sinais que lhe dizem que é preciso fazer uma pausa.

Férias

Por mais que você seja viciado em trabalho e só pense em trabalhar, mesmo quando dorme, tem de aproveitar as férias ao máximo para conseguir depois voltar ao ativo com a mente e o corpo restabelecidos.

Agradecer

Não olhe para todas as horas de trabalho como um martírio. Encontre motivação no seu trabalho e trabalhe sempre com gosto, não com desdém. Trabalhar no século XXI é um luxo. Muita gente pelo mundo fora está desempregada, desejosa por trabalhar. Já você foi abençoado com várias horas de trabalho por dia.