Como Ter uma Reforma Feliz

Como ter uma reforma feliz passa por manter-se ocupado e reorganizar o seu orçamento para não sentir os efeitos da quebra de rendimentos. Siga as nossas dicas para que esta nova etapa da sua vida não lhe traga dissabores.

Para muitos, a simples ideia de deixar de trabalhar já é motivo de tristeza. Seja porque o rendimento mensal será inferior ou por temerem o isolamento. Não tem que ser obrigatoriamente assim.

Dicas para uma reforma feliz

Preparar a reforma

O primeiro passo para ter uma reforma feliz passa por pensar antecipadamente nesse momento da sua vida e prepará-lo. Pensar na idade em que tenciona reformar-se e quantos anos de descontos terá nessa altura para calcular quanto irá receber.

Poupar desde cedo

Feitas essas contas, e porque uma reforma é sempre inferior ao rendimento do trabalho, comece cedo a poupar. Vá reservando parte do rendimento do seu emprego para quando estiver reformado, desde que não ponha em causa as suas necessidades atuais. Consoante o que puder poupar, escolha a melhor forma de fazer render esse dinheiro.

Conheça os caminhos para a reforma antecipada.

Manter-se ativo

Se preparar desta forma a sua reforma, a parte financeira não deverá ser impedimento para a sua felicidade. Complemente depois o bem-estar mantendo-se ativo. Se a sua forma física e a sua mente lhe permitem continuar a trabalhar, faça-o. Nem que seja em regime de voluntariado.

Faça exercício

Se optar por deixar de trabalhar por completo, faça alguma atividade física, de forma a que o seu corpo e a sua saúde não reflitam a mudança de ritmo.

Conviva e saia

Reforma pode ser sinónimo de descanso depois de uma longa vida de trabalho, mas é também o momento em que deve aproveitar o maior tempo livre para interagir com os outros. Saia, viaje, partilhe experiências e emoções. Desta forma, evitará possíveis estados de depressão.

Aproveite os descontos

Para viajar e não só são muitos os descontos existentes para quem atinge a idade da reforma. Mesmo que a sua pensão seja reduzida, isso não o impede de ter uma reforma feliz. Aproveite esses benefícios, poupando em algumas coisas. Como nos transportes, na conta da eletricidade, nas telecomunicações e até nas entradas para monumentos ou idas ao cinema.

Veja ainda as nossas dicas para preparar a sua reforma de forma mais inteligente.