Oito horas para trabalhar. Oito hora para dormir. Oito horas para usar a gosto. O dia dá tempo para ler, nem que seja por breves minutos. Mas a lista de livros para ler vai aumentando, assim como os livros comprados e arrumados nas estantes, em relação diretamente proporcional à azáfama do quotidiano e às obrigações. O que fazer então para ler todos os livros que se compram?

1. Trocar o tipo de leitura

Uma sugestão para ter tempo para ler é simplesmente trocar o tempo que se gasta em leituras nas redes sociais por leituras autênticas, de livros interessantes.

Nestas pausas ao computador pode ler ebooks do seu gosto.

2. Colocar os livros em locais estratégicos

Algumas empresas como a Google colocam frutas estrategicamente no escritório para promover a alimentação saudável nos trabalhadores. Pode fazer o mesmo com os livros. Posicione livros nos locais onde será mais fácil pegar neles, desde a casa de banho ao sofá, da mesinha de cabeceira à mesa da cozinha. Leia sempre que tiver de matar alguns minutos noutras tarefas.

3. Ler livros aos bocados

Dividir para conquistar. Pode ler um bocado de diferentes livros ao mesmo tempo, como um pouco destes livros espalhados pela casa, por exemplo, em vez de ler um único livro de início ao fim.

Escolha livros de diferentes tipos para não confundir o que está a ler em cada um deles.

4. Ter sempre um livro consigo

Transporte um livro na sua bolsa ou no porta luvas do seu carro. Sempre que for a uma consulta, sempre que tiver de esperar por um amigo ou pela sua vez no hipermercado, sempre que viajar de comboio, ou na sua pausa para lanche e almoço, tem uma oportunidade de ouro para ler.

Esta é a estratégia que Stephen King recomenda para transformar os momentos chatos do dia em momentos mágicos, no seu livro “Sobre a Escrita: a Arte em Memórias”.

5. Fazer da leitura uma tarefa

Adicione ler à sua lista de coisas para fazer durante o dia. Se encarar a leitura como uma tarefa a cumprir, vai criar uma rotina de leitura, e esta rotina vai gerar um gosto pela leitura difícil de travar (tirando do princípio que escolheu um bom livro para ler).

Pode ler antes de dormir, para inserir facilmente a tarefa na sua rotina e criar o “bichinho” da leitura.

6. Estabelecer um objetivo de leitura

Para ajudar a manter este hábito de leitura pode estipular objetivos de leitura, seja ler vinte páginas por dia ou ler quatro livros por mês. Se falhar num dia, no dia seguinte compensa, com o dobro de páginas lidas. É mais fácil (e estimulante) fazer algo quando existem objetivos a cumprir. Ofereça a si mesmo uma recompensa, assim que cumprir os objetivos traçados.

7. Ver e ouvir em vez de ler

Quando vai passear o cão pode ouvir um audiobook. Quando está em casa sem nada para fazer pode ver um filme baseado num livro. Não estará a fazer batota, se o filme lhe despertar a curiosidade de ler o livro.