Como Superar o Endividamento

Saiba como lidar com as dívidas para conseguir dormir descansadamente de novo. Chegada a hora de superar o endividamento, é preciso arregaçar as mangas ao máximo (e os bolsos também).

Renegociar

O primeiro passo para vencer o endividamento está em contactar o banco e renegociar as condições de pagamento. Claro que para isso é preciso ter meios para pagar, não adianta renegociar prestações com o banco se não for possível de todo pagar as mesmas.

Fazer um plano

Como as dívidas não desaparecem por si mas sim aparecem, é fundamental fazer um plano de pagamento. Em vez de contrair empréstimos para pagar outros empréstimos, pode estabelecer um plano eficaz que mostre e encaminhe os rendimentos disponíveis para as prioridades de pagamento (lembre-se que pagar as dívidas é agora a sua prioridade e que dentro destas existem também diferentes prioridades).

Recorra a ajuda financeira profissional credível para melhor gerir o seu dinheiro.

Mudar de atitude

Como o dinheiro não cai do céu, é preciso também mudar de estilo de vida. Não é necessário tornar-se um monge budista que nega bens materiais, mas ter alguns comportamentos permite poupar dinheiro sem viver pior.

Recurso a regimes especiais

As pessoas com dificuldades económicas podem recorrer a regimes especiais de pagamento de dívidas. Um exemplo é o regime extraordinário de proteção no crédito habitação.

Pedir apoio

Pode tentar informar-se da existência de regimes especiais de pagamento e de como lidar com o endividamento em algumas instituições. São exemplo disso:

Declarar insolvência

Os últimos recursos para superar o endividamento são a dação em cumprimento e o pedido de insolvência, onde se pode alcançar o perdão de dívidas ao fim de 5 anos de pagamentos pontuais. Tente evitar chegar a esse ponto.