Como simular o IRS em 2019

Pode utilizar um simulador de IRS 2019 para simular o IRS e prever quanto terá de pagar ao Estado ou quanto terá a receber. Estas são as formas de simular o IRS em 2019:

1. Simulador de IRS 2019 do Economias

NOVO! Simulador IRS 2019 (relativo a 2018) já disponível!

O simulador de IRS do Economias permite-lhe calcular o valor a pagar às Finanças, mesmo antes de começar a preencher a declaração de IRS. Basta inserir os dados relativos aos seus rendimentos do ano anterior e ao seu agregado familiar.

2. Simular o IRS no Portal das Finanças

Se optar por preencher o IRS online, depois de preencher a declaração no Portal de Finanças pode "gravar" a declaração e carregar em "validar" para consultar eventuais erros.

Icones IRS

Se a declaração não apresentar erros, escolha "simular"para ter uma ideia do valor que terá de pagar de IRS (ou que poderá receber). Pode repetir o processo de preenchimento, validação e simulação quantas vezes quiser, antes de decidir submeter definitivamente a sua declaração.

3. Simular o IRS offline (download Modelo 3)

Também pode simular o IRS offline, se descarregar para o seu computador a Declaração Modelo 3. Aceda ao Portal das Finanças (link direto aqui) e clique em "download". Depois de preencher pode gravar, validar e simular exatamente como faria se estivesse online.

Download modelo 3

Consultar a nota de cobrança no Portal das Finanças

Pode consultar ou obter uma segunda via da nota de cobrança do IRS no Portal das Finanças. Para tal, deve introduzir os seus dados pessoais e escolher as opções: Cidadãos > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros (link direto aqui). Para facilitar a pesquisa, selecione o imposto (IRS) e o ano fiscal.