Como simular o IRS em 2018

Pode utilizar um simulador de IRS 2018 para simular o IRS e prever quanto terá de pagar ao Estado ou quanto terá a receber.

1. Simulador de IRS do Economias

NOVO! Simulador IRS 2018 (relativo a 2017) já disponível!

O simulador de IRS do Economias permite-lhe calcular o valor a pagar à Autoridade Tributária e Aduaneira, mesmo antes de começar a preencher a declaração de IRS. Basta ter à mão e inserir dados como os rendimentos do ano anterior, do casal ou sujeito passivo.

2. Simular o IRS online durante o preenchimento da declaração

Se optar por preencher o IRS online, pode depois de preencher a declaração no Portal de Finanças gravar a declaração e carregar em validar para consultar eventuais erros. Se a declaração não apresentar erros, escolha simular para ter uma ideia do valor que terá de pagar de IRS (ou a receber).

Também simular o IRS offine, a qualquer altura do ano, se baixar o Modelo 3 e preencher o IRS offline.  

Aceder à nota de cobrança online

Ainda no Portal das Finanças pode aceder à informação de cobrança do IRS, após a submissão da declaração. Para tal deve colocar os seus dados pessoais e escolher as opções: Cidadãos > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros.

Se tiver direito a reembolso do IRS saiba que após a emissão do reembolso o dinheiro demora no mínimo três dias úteis a entrar na conta bancária.

Em caso de dúvidas contacte o centro de atendimento telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira (217 206 707).