São 8 os passos que deve dar para tornar a sua empresa mais competitiva. Comece a caminhada agora.

Identificar objetivos

Para tornar um negócio mais competitivo é preciso delinear o que se quer do negócio. Além de planear as atividades, será necessário estabelecer metas a alcançar e colocar em marcha estratégias para as alcançar.

Melhorar serviço

A qualidade do serviço prestado ou do produto vendido é a maior assinatura que uma empresa pode ter. A prioridade deve ser a satisfação do cliente e a sua opinião.

Inovar

Para melhor o serviço é necessário inovar nos processos de trabalho, fazer mais com menos e oferecer algo de novo, mesmo que o produto/serviço pareça perfeito. Estar atento às queixas e sugestões dos clientes, e até às falhas da concorrência, permite evitar cair em erro e saber onde inovar.

Diversificar

Se diversificar os serviços e produtos ao alcance do cliente conseguirá aumentar a competitividade e reputação da sua empresa. Possuir um bom portefólio de serviços e de soluções passa uma imagem de competência, segurança e qualidade.

Melhorar o pessoal

Meça a produtividade da sua empresa e dos seus colaboradores. Descubra onde pode melhorar. Aposte na contratação de mais trabalhadores, que tragam saber e rentabilidade para a empresa.

Melhorar o preço

Uma forma de tornar a empresa mais competitiva está em oferecer preços mais baixos ao consumidor final. Para poder baixar os preços, mesmo que temporariamente, será necessário proceder a uma nova estruturação dos custos, mantendo sempre a qualidade da produção.

Especializar o serviço

Se o negócio, as condições e a concorrência o permitirem, pode optar por especializar o serviço da empresa. Quando prima pela diferença, uma empresa fica sempre a ganhar com a sua especialização.

Aumentar a velocidade

A chave para aumentar a competitividade de uma empresa está também na velocidade com que esta responde às situações. Ter um plano de ação permite lidar com as realidades e necessidades do mercado, da empresa e dos clientes, da melhor forma, assim como tomar decisões rapidamente.