Como Ser um Candidato de Emprego Motivado

Manter a motivação na procura de emprego pode ser extremamente difícil, sobretudo quando não se recebe sequer uma resposta ao envio de currículos e de candidaturas espontâneas. Mas como a procura de emprego é uma tarefa demorada, convém não cair na tristeza e manter em vez uma atitude positiva. Estes são alguns hábitos que pode ter para manter a motivação na busca incessante de emprego.

Fazer exercício

É importante sair de casa e praticar desporto para manter a sanidade e a boa disposição. Dedique tempo todos os dias à procura de emprego mas também para fazer exercício físico.

Alimentar-se saudavelmente

Alimente-se devidamente para não cair na fadiga ou num estado de depressão. Alimentar-se mal só piora o estado da situação atual.

Conviver

Reúna-se com os amigos para espairecer e quem sabe até delinear e formar ideias de negócio, ou para descobrir novas oportunidades de emprego. Leia as ofertas de emprego dos jornais diários no café ou na biblioteca. Não deixe as poucas oportunidades existentes passarem-lhe ao lado.

Organizar-se

Estipule um horário diário para mergulhar nos sites de emprego e para enviar candidaturas personalizadas. Faça uma lista de locais onde gostaria de trabalhar e coloque um visto nas empresas para as quais já enviou o seu currículo. Atualize a lista constantemente. Ouça música ritmada e alegre enquanto faz todo este trabalho de procura de emprego. Mantenha-se focado. Tem o resto do dia para todas as outras coisas que quer fazer.

Apoio

Peça apoio na procura de emprego no centro de emprego ou em associações locais ligadas ao mundo ativo. Entre em ações de formação pagas ou gratuita nas áreas que lhe interessam. Mantenha-se o mais ativo possível para se sentir mais próximo do mercado do trabalho e para conseguir entrar neste mais rapidamente.

Esteja ainda atento às formas de acelerar a procura de emprego.